Correio da Manhã Weekend

PORTUGUESE­S FORA DE JOGO

- CLÁUDIO CONSTANTIN­O

AFIFA escolheu 129 árbitros (principais, auxiliares e VAR) para o Mundial de 2022 no Qatar. Desses, 42 são oriundos da Europa e nessa lista (aquela para onde era elegíveis) não consta nenhum português. Estão representa­dos 47 países nas nomeações para a maior competição de seleções e, tal como em 2006 na Alemanha, os árbitros portuguese­s não foram selecionad­os para marcar presença. No último Mundial, realizado na Rússia em 2018, apenas Artur Soares Dias e Tiago Martins foram escolhidos, mas como videoárbit­ros.

Ao CM, Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), disse que recebeu a notícia com tristeza. “É um momento triste para a arbitragem nacional. Penso que os nossos árbitros são tão competente­s como os que foram chamados. Infelizmen­te, por vezes, não é só a competênci­a que conta”, expressou.

Pedro Proença, atual presidente da Liga, foi o último árbitro principal português presente na competição (em 2014 no Mundial no Brasil).

Para além dos 123 árbitros masculinos, a FIFA estreou nas nomeações seis mulheres. Stéphanie Frappart (França), Salima Mukansanga (Rwanda) e Yoshimi Yamashita (Japão) são as três árbitras principais.n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal