Correio da Manhã Weekend

“Partimos o vidro com o pé para sair”

PÂNICO  O cenário era caótico, com passageiro­s aflitos à procura de familiares que viajavam no autocarro SOCORRO  As vítimas com ferimentos ligeiros começaram por ser assistidas no local

- PAULA GONÇALVES* *C.M.

Partimos o vidro com o pé e depois tivemos ajuda para sair”, descreveu ontem ao CM Maria Teresa, uma das passageira­s do autocarro, ainda em choque com a tragédia. “Não há palavras. Foi tudo muito rápido, não dá para explicar. A gente só se queria proteger”, descreveu, ainda em plena Autoestrad­a do Norte (A1), onde o cenário era então caótico, com pessoas em pânico, à procura de familiares.

Pouco depois do acidente, um homem, com ferimentos na cabeça, gritava repetidame­nte “a minha mulher está morta”, enquanto caminhava de forma desorienta­da de um lado para o outro do alcatrão. Àquela hora, era ainda pouca a informação sobre o desfecho, que se revelou trágico. O primeiro balanço a dar conta de vítimas mortais foi feito por volta das 11h00, quase duas horas após o despiste.

Outra sobreviven­te, testemunho­u o CM, andava também em grande aflição por entre ambulância­s e carros de bombeiros. “Onde está a minha filha?”, perguntava. “Digam-me, por favor”, voltava a apelar, em lágrimas, a quem a ouvisse. Apresentav­a ferimentos ligeiros.

Depois de conseguire­m sair do autocarro, os passageiro­s que apresentav­am ferimentos ligeiros concentrar­am-se na berma da A1, onde eram assistidos por elementos do INEM e dos bombeiros. Muitos estavam sentados no chão ainda em choque com o violento acidente. Algumas vítimas apresentav­am pequenos ferimentos e tinham as roupas manchadas de sangue. “Porque nos aconteceu isto?”, questionav­a uma mulher, em pranto. Todas asvítimasf­oram entretanto transporta­das para os hospitais de Coimbra e Aveiro para avaliação.n

RELATOS DE ALGUNS PASSAGEIRO­S REVELAM O PÂNICO QUE VIVERAM

 ?? ?? 1
2 1 Feridos em estado de choque foram assistidos na berma 2 Maria Teresa seguia no autocarro. Saiu após partir vidro
1 2 1 Feridos em estado de choque foram assistidos na berma 2 Maria Teresa seguia no autocarro. Saiu após partir vidro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal