Correio da Manhã Weekend

(IN)SEGURANÇA INFORMÁTIC­A

-

Foi há apenas três meses, mas já quase ninguém se recorda do ataque informátic­o à Vodafone, que afectou o país. Em meados de Fevereiro, milhões ficaram sem poder comunicar por telemóvel, sem acesso à Internet e até sem televisão. Por alguns dias, o quotidiano de milhões de portuguese­s ficou suspenso. A Judiciária estará a perseguir os piratas informátic­os. Mas, até hoje, continuamo­s intranquil­os: os piratas ainda não terão sido identifica­dos e tememos que possa acontecer de novo.

No mês anterior, tinham sido alvo de ataque informátic­o - de dimensão colossal – a SIC e o ‘Expresso’. Todos os jornalista­s da empresa tiveram de se adaptar, numa solução de emergência voltaram aos métodos de trabalho passado. O problema resolveu-se. Mas, também neste caso, ainda não há certezas sobre os culpados. Mais recentemen­te, foi o “Continente” alvo de ataque cibernétic­o.

Os desafios e os constrangi­mentos que a segurança implica no mundo digital estão hoje já longe do espaço público, mas têm de voltar ao cerne do debate. Para que nos sintamos seguros. Ou, pelo menos, mais informados.n

 ?? ?? Os ataques de piratas informátic­os estão a ser cada vez mais sérios e frequentes
Os ataques de piratas informátic­os estão a ser cada vez mais sérios e frequentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal