Correio da Manhã Weekend

Agentes em rixa antes da chegada de Biden

CASO  Dois elementos dos serviços secretos dos EUA repatriado­s após confrontos físicos em Seul

- F. J. GONÇALVES

OPresident­e Joe Biden chegou na noite de sexta-feira a Seul para a primeira etapa de um périplo asiático realizado no contexto de uma crescente ameaça da China e da Coreia do Norte, que poderá realizar um teste nuclear ou de mísseis durante a visita do líder norte-americano. Mas um incidente com dois agentes dos serviços secretos dos EUA desviou as atenções da comunicaçã­o social. Os envolvidos foram repatriado­s e foi iniciada investigaç­ão para determinar se estavam bêbedos na altura.

PRESIDENTE DOS EUA DIZ-SE ABERTO A ENCONTRO COM KIM JONG-UN

Segundo a imprensa, um dos agentes da missão avançada de segurança presidenci­al envolveu-se numa altercação e confronto físico com um taxista local, o que levou à intervençã­o da polícia. No entanto, após interrogat­ório a todos os envolvidos, as autoridade­s optaram por não fazer detenções nem apresentar queixa. A investigaç­ão dos serviços secretos vai centrar-se menos no incidente e mais no eventual estado de ebriedade dos agentes a somente cerca de uma hora da chegada de Biden a Seul.

O líder norte-americano manteve encontros com o novo homólogo sul-coreano, empossado há somente 11 dias, Yoon Suk-yeol, com quem acordou a realização de manobras militares conjuntas de maior envergadur­a para fazer frente aos desafios crescentes de Kim Jong-un. Apesar disso, Biden afirmou-se aberto a um encontro com o líder norte-coreano e ofereceu vacinas à Coreia do Norte, que tem recusado ajuda externa, apesar de devastada pela Covid-19.n

 ?? ?? Biden foi recebido pelo novo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, empossado há pouco mais de uma semana
Biden foi recebido pelo novo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, empossado há pouco mais de uma semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal