Correio da Manhã Weekend

Eu Show Marcelo

-

Medido na minha modesta escala, Marcelo Rebelo de Sousa é o português mais inteligent­e que conheci. Há um brilho que o antecede. Antes de entrar numa sala, ou do seu vislumbre num grupo, ou numa mesa. Marcelo tem uma aura ímpar, que ora é bênção, ora maldição. A imagem acima retrata Marcelo a entrar no espaço do seu homólogo timorense, Ramos-Horta. Também ali estaria o herói da resistênci­a, Xanana Gusmão.

Eis a melhor face de Marcelo. Um génio do pensamento jurídico, capaz de abraçar e beijar qualquer humano com câmaras por perto; uma estrela pop, que ousa entoar um refrão em português até ser seguido por timorenses.

O problema é o outro Marcelo. O que sofre de incontinên­cia mediática. Um Presidente capaz de quebrar um segredo de Estado, para criar um facto noticioso. O anúncio da ida de Costa a Kiev é o mais grave incidente, enquanto Presidente. Uma quebra de segurança gravíssima, lançada com a mesma leveza com que se abraça a dupla que domina Timor há 20 anos.

Da ida de Costa a Kiev, há a registar a tentativa de internacio­nalização da lógica Parque Escolar. Agora na fértil reconstruç­ão da Ucrânia.

post scriptum – No próximo domingo já saberemos quem irá liderar a oposição a uma maioria absoluta. Para atravessar este deserto de 4 anos, Luís Montenegro é o mais qualificad­o, enquanto tribuno brilhante e democrata com saudável instinto populista. A palavra cabe aos mesmos militantes que escolheram Rio, contra Montenegro. Talvez queiram mais do mesmo.n

O PROBLEMA É O MARCELO QUE SOFRE DE INCONTINÊN­CIA

MEDIÁTICA

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal