Correio da Manhã Weekend

Barcos no rio Douro podem ter nova taxa

MUNICÍPIOS A tacas defendem compensaçã­o pelo impacto turístico e ajuda para investimen­to

- MANUEL JORGE BENTO

Éuma questão de justiça para com os território­s.” Manuel Cordeiro, autarca de S. João da Pesqueira, lançou o debate em torno da criação de uma taxa cobrada aos operadores de embarcaçõe­s turísticas no rio Douro. O Governo já tomou conhecimen­to da proposta, discutida na Associação Nacional de Municípios e esta cobrança poderá ser implementa­da no âmbito da descentral­ização de competênci­as.

“Mais do que uma taxa turística, deveria ser vista como taxa ambiental. A circulação de embarcaçõe­s tem vindo a aumentar, e ainda bem, mas esse aumento coloca maior pressão sobre as margens, que são habitat frágil para espécies animais e vegetais”, indica ao CM Paulo Pereira, autarca de Baião. Também a erosão do território está em causa, com este edil a recordar um muro, junto à igreja de Ribadouro, que ameaça ruir e necessitar­á de investimen­to. “A taxa seria dividida pelos municípios em função da sua frente ribeirinha e utilizada para a implementa­ção de projetos”, diz.

O turismo fluvial dá maiores proveitos ao Douro Vinhateiro, considera. Baião fica ‘a ver passar navios’: “Há mais turistas atraídos, por exemplo, pelo galardão de destino sustentáve­l.”

Valor e modelo de cobrança estão por definir. O secretário de Estado da Administra­ção Local e Ordenament­o de Território já considerou legítima a proposta (mais na pág. 47).n

 ?? ?? Autarquias ribeirinha­s poderão beneficiar de taxa do turismo fluvial no Douro
Autarquias ribeirinha­s poderão beneficiar de taxa do turismo fluvial no Douro
 ?? ?? Novas regras a partir de 1 de junho
Novas regras a partir de 1 de junho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal