Correio da Manhã Weekend

“TAXA É JUSTA E LEGÍTIMA PARA COM OS MUNICÍPIOS”

- M.J.B.

CM – Que motivos o levaram a fazer esta proposta na Associação Nacional de Municípios? Manuel Cordeiro – A questão começa no que é óbvio e solidário. As pessoas que fizeram e fazem o Douro, que tomam conta da paisagem usufruída por todos, cada vez com mais custos e menos rendimento, e os território­s deveriam ser ressarcido­s. Considero que é justo e legítimo para com os municípios. Se se entender que sim, poderá avançar.

– O valor e o modelo de cobrança já estão definidos?

– Não. O que eu digo é que, no Porto e em Lisboa, há uma taxa turística, e não é por isso que as pessoas deixam de ir aos hotéis. Terá de se encontrar o modelo ideal e discutir de que forma poderá ser implementa­do, se esse caminho for seguido. – A proposta foi ou será enviada ao Governo. O que falta para a implementa­ção?

– Tem de se perceber se é justo. Eu penso que sim! É uma ajuda. Há investimen­to em caminhos agrícolas, pavimentaç­ões e muros em zonas em que é custoso. Mas faz-se para ajudar agricultor­es a terem boas acessibili­dades e melhores condições para ter rendimento.

n

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal