Correio da Manhã Weekend

Executados apenas 9,8% em obras na PSP e GNR

CURTO  Governo com 63 milhões para gastar em 2021 só concluiu 6,2 milhões do investimen­to previsto LEI  No total, só tiveram execução 41,3% dos 126,5 milhões para equipament­o das polícias JUSTIFICAÇ­ÃO  Pandemia e morosidade

- SÉRGIO A. VITORINO

No ano passado, o Governo executou apenas 9,8% dos 57 milhões de euros que tinha disponívei­s para infraestru­turas das forças de segurança. Ou seja, só foram aplicados 6,2 milhões em obras em locais como esquadras da PSP e postos da GNR, revela o Relatório Anual de Segurança Interna de 2021. No total, foram executados menos de metade (41%) dos 117,8 milhões de euros disponívei­s na Lei de Programaçã­o de Infraestru­turas e Equipament­os das Forças e Serviços de Segurança (LPIEFSS).

Já em 2020 apenas tinham sido executados 7,5% em obras e 50,6% do total do programa. E, tal como então, a justificaç­ão é a “complexida­de e morosidade ao nível da tramitação e execução”, porque cada obra “pressupõe pelo menos três contratos”: prévio à empreitada; o da aquisição; e dos serviços de fiscalizaç­ão e segurança da obra. Só são contabiliz­adas as empreitada­s concluídas, que foram apenas 12 em 2021. Foram celebrados contratos que “culminarão na conclusão, expectável, de 120 empreitada­s” - este ano prevê-se gastar 24 milhões. O Governo alerta para o “caráter plurianual” dos investimen­tos.

Já quanto às armas (apenas 34,9% executados, menos que os 45,5% de 2020), o Governo justifica que “a execução foi muito condiciona­da pelos dilatados prazos de entrega do material decorrente da forte regulação (...) bem como pela situação pandémica”.

Na medida dos equipament­os de proteção individual (EPI), foi executado 22,36% do previsto; no equipament­o de apoio à atividade operaciona­l (EAAO), 54,88%; no equipament­o de funções especializ­adas (EFE), 94,55%; e nos sistemas de tecnologia­s de informação e comunicaçã­o (STIC), 74,28%.

O Governo refere que a execução dos investimen­tos neste ano “está condiciona­da à aprovação da nova LPIEFSS para o período 2022-2026, estando o projeto de diploma pronto para ser remetido à Assembleia da República”.n

INVESTIMEN­TO EM ARMAS TAMBÉM FICOU APENAS EM 34% DO ORÇAMENTAD­O

NOVA LEI ESTÁ PRONTA A SER REMETIDA AO PARLAMENTO

 ?? ??
 ?? ?? Multas pagam investimen­tos
Multas pagam investimen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal