Correio da Manhã Weekend

MORREU CARDEAL AMIGO DE FÁTIMA

- ISABEL JORDÃO

Morreu ontem, aos 94 anos, vítima de Covid-19, o antigo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, que revelou a terceira parte do segredo de Fátima e marcou os pontificad­os dos Papas João Paulo II e Bento XVI.

Angelo Sodano esteve várias vezes no Santuário de Fátima e foi ele que, em maio de 2000, durante as celebraçõe­s da peregrinaç­ão de 12 e 13, revelou aos peregrinos o sentido da terceira parte do segredo de Fátima, cumprindo assim uma missão particular que lhe foi confiada pelo Papa.

Especialis­ta em Teologia e Direito Canónico, o diplomata por várias vezes afirmou a sua convicção de que a mensagem de Fátima tem uma relevante importânci­a histórica, inscrevend­o-se “na luta dos sistemas ateus contra a Igreja”. A “Senhora de Fátima trouxe uma mensagem que também é para as famílias de hoje” ao “recordar-lhes o amor de Deus para com a Humanidade”, disse.

Nascido em Isola d’Asti, no Norte de Itália, foi considerad­o um dos homens mais poderosos do Vaticano. Foi secretário de Estado de 1991 a 2006 e em 2019 renunciou ao cargo de reitor do Colégio dos cardeais. Teve vários cargos na nunciatura apostólica, no Equador e no Uruguai e foi núncio no Chile durante dez anos, tendo nessa altura sido acusado de ter encoberto o abuso de menores cometido por um padre seu amigo.n

 ?? ?? Angelo Sodano esteve diversas vezes no Santuário de Fátima
Angelo Sodano esteve diversas vezes no Santuário de Fátima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal