Correio da Manhã Weekend

Marcelo quer mais ação do Governo

PRIORIDADE  Chefe de Estado defendeu uma “estratégia global” para erradicar a pobreza

- ANDRESA PEREIRA

Com cerca de dois milhões de pessoas em situação de pobreza em Portugal, o Presidente da República alertou o Governo que é preciso agir já.

“Quem decide tem de decidir. E quem decide é o Governo. Esperemos que o Governo decida, rapidament­e, quanto à estratégia e delegação de responsabi­lidades quanto a esta página que tem de ser escrita”, disse ontem Marcelo Rebelo de Sousa, referindo-se ao combate à pobreza no País. Para o chefe de Estado, deve ser criada “uma estratégia global”, com uma espécie de comissário que assuma a liderança do plano, tal como já acontece no caso das pessoas em situação de sem-abrigo, e não apenas uma estratégia para cada instituiçã­o.

Marcelo foi mais longe. “As pessoas e as instituiçõ­es têm de ser mobilizada­s já para combater o flagelo da pobreza. Para mobilizar é necessário que os portuguese­s tenham noção da gravidade”, disse, acrescenta­ndo que muitos se esquecem que a pobreza afeta a economia, e não apenas uma minoria. “Temos uma economia muito dependente. Interioriz­a rapidament­e os fatores positivos como os negativos”, alertou.n

MARCELO QUER QUE PORTUGUESE­S VEJAM A REALIDADE DA POBREZA

 ?? ?? Presidente da República discursou num seminário sobre a pobreza
Presidente da República discursou num seminário sobre a pobreza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal