Correio da Manhã Weekend

Recusam proposta

VALOR  87% dos pilotos votaram contra o que TAP oferecia por trabalhare­m em dias de descanso

- ANDRESA PEREIRA* * COM LUSA

Os pilotos da TAP recusaram uma nova proposta da companhia no sentido de um acordo para a operação deste verão, que previa a majoração do trabalho prestado em dias de folga, férias alteradas ou feriados em 25%, 50% e 100%, respetivam­ente.

“Uma vez mais, ficou absolutame­nte claro que os pilotos não pretendem abdicar de folgas ou tempo livre, essenciais ao equilíbrio entre as exigências da profissão e a vida pessoal, a troco do que lhes foi subtraído com pressupost­os que hoje não se verificam”, lê-se num comunicado enviado pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aos associados, com data da passada quinta-feira.

Numa assembleia que durou quase 10 horas, 87% dos 875 pilotos presentes ou representa­dos por procuração votaram contra a nova proposta negociada.

No âmbito do plano de reestrutur­ação da companhia aérea, os pilotos assinaram um Acordo Temporário de Emergência, que permitiu à empresa aplicar-lhes cortes salariais de 50%, no primeiro ano da sua aplicação. Segundo o SPAC, “a boa vontade da classe não existe, esmagada que foi pela forma como tem sido tratada pela gestão da TAP”.n

 ?? ?? Suspensão
Em maio, a TAP propôs a suspensão do corte adicional de 20% em troca de flexibiliz­ação de folgas.
Suspensão Em maio, a TAP propôs a suspensão do corte adicional de 20% em troca de flexibiliz­ação de folgas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal