Correio da Manhã Weekend

A brincar, a brincar, nascem novos heróis

-

É desde cedo que se criam os bons hábitos que se levam para toda a vida. No mês do Dia da Criança, o Projeto Heróis Missão Continente faz questão de mostrar que celebrar a brincadeir­a é aprender a construir um futuro mais saudável, mais sustentáve­l e mais solidário

Brincar é um caso sério, ou não fosse uma das formas que mais contribuem para o desenvolvi­mento cognitivo, motor, emocional e social das crianças. É a brincar que se conhece o mundo e se aprende a respeitá-lo e a dar-lhe significad­o. E a brincar se formam aqueles que são os motores de mudança para um amanhã melhor.

A heroína Mary Completo é a porta-voz dos muitos pequenos grandes heróis do Jardim de Infância da Prageira. No mês em que se celebra o Dia da Criança, o Projeto Heróis Missão Continente não podia estar mais bem representa­do.

Um superdia da criança

Mais do que um dia em que as crianças recebem presentes, o Dia da Criança chama a atenção para os seus direitos, independen­temente da raça, religião, cor ou origem social. Destaca, ainda, o facto de nelas residir a esperança.

Além do Projeto Heróis Missão Continente, também a Escola Missão Continente incentiva comportame­ntos solidários, saudáveis e sustentáve­is de forma lúdico-pedagógica. Através da brincadeir­a, os mais novos exploram o mundo, educam-se na empatia e na partilha, aprendem a importânci­a dos bons hábitos alimentare­s, de um estilo de vida ativo e de um consumo consciente. Inspirá-los é fomentar a felicidade das gerações futuras.

Missões há muitas. Heróis, também

É bem verdade que “de pequenino se torce o pepino”, pelo que aprender a cuidar de nós, dos outros e do planeta através de ações práticas é algo que deve ser estimulado desde tenra idade – não só no seio familiar como em contexto escolar.

Mary Completo, educadora no Jardim de Infância da Prageira, em Peniche, reconhece em cada criança uma preciosa semente para o mundo e sublinha a importânci­a do Projeto Heróis Missão Continente no seu desenvolvi­mento: “É um reforçar daquelas coisas que nós vamos trabalhand­o e que estão nos domínios da educação pré-escolar e das orientaçõe­s curricular­es.”

Levar as missões desta iniciativa a todos os seus alunos, inspirando-os a aprender enquanto se divertem é o superpoder desta heroína. Entrevista­da pela apresentad­ora Ana Pedro Arriscado, revela todos os feitos já cumpridos e o que se irá seguir:

“Quando chega uma missão nova eu digo-lhes. Começámos no Dia da Alimentaçã­o a conhecer a fruta e os legumes. A segunda missão foi o hino da Missão Continente e a terceira foi a biodiversi­dade. A quarta missão foi fazer exercício físico. Na próxima, vamos sentir os frutos.”

O entusiasmo dos alunos fala por si. Basta vê-los à volta do desenho da Mãe Terra, que é de todos, onde a impressão de muitas mãos coloridas mostra o seu compromiss­o conjunto por uma causa comum.

Para Mary Completo e para as outras educadoras, a maior recompensa é a felicidade das crianças e o facto de saber que estão a contribuir para um amanhã mais risonho: “A minha rotina é promover o bem-estar. Depois de tudo o que vivemos, do que estamos a viver, hoje em dia acho que é essencial aprender a cuidar e a educar com o coração. De nós, dos outros e do planeta.”

No Jardim de Infância da Prageira, cada criança é um herói. Pequenos gestos fazem toda a diferença e, como reforça Mary, “tem que ser por aí o caminho. Todos juntos vamos colorir o mundo.”

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal