Correio da Manhã Weekend

“Portugal inteiro está honrado e vos acarinha”

MENSAGEM  Bispo das Forças Armadas acompanhou contingent­es de militares portuguese­s

- SÉRGIO A. VITORINO TEXTO FRANCISCO CAMPOS IMAGEM ENVIADOS ESPECIAIS ROMÉNIA

Sou porta-voz do carinho e do afeto dos portuguese­s pelos seus militares que estão longe a defender os valores da Humanidade e da civilizaçã­o do amor”, disse ao CM D. Rui Valério, bispo das Forças Armadas, que nos últimos dias visitou os contingent­es de militares portuguese­s em exercícios da NATO na Roménia, a apenas 30 quilómetro­s da fronteira com a Ucrânia.

Em Smardan, onde 201 militares portuguese­s participam num exercício com 1800 operaciona­is de oito países NATO, e em Targu Mures, onde duas dezenas de elementos de Operações Especiais treinam com congéneres romenos, D. Rui Valério promoveu curtas celebraçõe­s em que se dirigiu aos militares.

“Portugal inteiro vos acarinha. Portugal está convosco. Portugal sente-se honrado e orgulhoso por ter mulheres e homens que, onde é necessário, estão presentes”, disse-lhes o sacerdote.

Ao CM, o bispo das Forças Armadas explicou que é uma “mensagem a quem, em nome de Portugal, serve a causa internacio­nal dos maiores valores, como é o caso dos nossos militares, aqui na Roménia mas também noutros países, onde estão pela paz, por uma Humanidade melhor, de valores, pela liberdade, pela segurança da Europa e do Mundo livre”.

“Os militares sabem que, seja do bispo seja dos nossos capelães, da Igreja, somos porta-vozes do carinho e do afeto dos portuguese­s. Vim apresentar essa presença dos militares no coração de Portugal e dos portuguese­s. A minha presença, espiritual e anímica, para os fortalecer na sua missão pela paz”, reforçou.

A missão portuguesa na Roménia “já estava prevista” (para o segundo semestre do ano), lembrou o bispo, “mas as circunstân­cias do presente [invasão da Ucrânia pela Rússia] vieram avivar aquilo que é a importânci­a das Forças Armadas”.

Na Roménia, afirma D. Rui Valério, “as duas expressões do cristianis­mo, os ortodoxos e católicos, estão de mãos muito dadas, envolvendo-se com os seus militares naquilo que é o propósito único atualmente: para citar o Papa Francisco, ‘basta à guerra’. Sim à paz, à vida e à liberdade!”.

D. RUI VALÉRIO TRANSMITIU AFETO DOS PORTUGUESE­S PELOS SEUS MILITARES

n

 ?? ?? D. Rui Valério elogiou os militares portuguese­s que servem uma causa de enormes valores “por uma Humanidade melhor”
D. Rui Valério elogiou os militares portuguese­s que servem uma causa de enormes valores “por uma Humanidade melhor”
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal