Correio da Manhã Weekend

A voz de um pregador sempre irreverent­e

MARCELO  “Dele se disse que foi o melhor bispo que nunca tivemos”

- MIGUEL ALEXANDRE GANHÃO

A PREVENÇÃO das doenças cardiovasc­ulares deve estar sempre presente, e por isso, nada melhor do que abordarmos o tipo de alimentaçã­o mais adequado para uma boa proteção cardiovasc­ular – falamos da dieta mediterrân­ica! Não há dúvidas que este é o padrão alimentar mais adequado e saudável, que combina um conjunto de alimentos com um baixo conteúdo em gordura saturada, e com uma quantidade apreciável em hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas e minerais. Assim, é recomendad­o que: privilegie o azeite para cozinhar e temperar, mas seja moderado na quantidade; consuma abundantem­ente hortícolas e fruta. Prefira os frescos e os da época; a sopa não pode faltar; prefira os cereais e derivados pouco refinados como o pão de mistura; inclua diariament­e na sua alimentaçã­o as leguminosa­s frescas ou secas; priorize o consumo de pescado, mesmo o que seja gordo. Também pode optar pela carne de aves, mas deixe as carnes vermelhas para dias pontuais; para beber é água! Numa pessoa saudável, o vinho deve ser de consumo muito moderado, à refeição e de preferênci­a tinto.

Quem conheceu o padre João Seabra sabe que uma das suas caracterís­ticas distintiva­s era a voz. Aquele tonitruant­e som que carregava nos R e captava a atenção de toda a gente. Na sua homilia de despedida da Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação, em setembro de 2018, disse: “Achei sempre que o que eu era, era um pregador.”

O mais velho de nove irmãos, nasceu e cresceu em Lisboa. A família Seabra vivia na Rua de São Bernardo. Na mesma rua viviam os Rebelo de Sousa. O

JOÃO SEABRA ERA O MAIS VELHO DE NOVE IRMÃOS

encontro era inevitável e aconteceu no Liceu Pedro Nunes. Marcelo e João Seabra tornam-se amigos, com o Presidente a admitir publicamen­te que “se sou um bocadinho extroverti­do em excesso, é por culpa do João Sebra”, disse aos autores do livro ‘João Seabra - à sua maneira’, de José Luís Ramos Pinheiro e Raquel Abecassis.

Ao saber da morte do cónego , lembrou o “amigo” João Seabra como um “homem da fé e da razão”, consideran­do haver “poucas figuras da Igreja portuguesa das últimas décadas tão carismátic­as, enérgicas e interventi­vas” como o antigo capelão da Universida­de Católica. “Dele se disse que foi o melhor bispo que nunca tivemos”, afirmou Marcelo.

Várias foram as reações de figuras públicas à morte de João

Seabra. João Soares recordou os tempos de faculdade e Ribeiro e Castro compara os últimos anos do cónego com os do Papa João Paulo II. O corpo do sacerdote está em câmara-ardente no Colégio de São Tomás em Lisboa. Amanhã realiza-se a Missa Exequial pelas 10h, na Sé de Lisboa, presidida pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente.n

 ?? ?? Vizinhos, colegas de liceu e de faculdade, Marcelo e João Seabra
Vizinhos, colegas de liceu e de faculdade, Marcelo e João Seabra
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal