Correio da Manhã Weekend

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Pôr em dieta. Safada, descarada, sem vergonha (prov.). 2. Que pertence ou diz respeito ao bispo. Dissociar as moléculas em iões. 3. Parte do aparelho de pesca. Vedação de madeira ou silvas. 4. Rochedo escondido total ou parcialmen­te sob a água. Prólogo de uma composição dramática.

5. Temporão (diz-se principalm­ente dos figos). Gotas de humidade que, por condensaçã­o, se depositam durante a noite na superfície da terra. 6. Esvaziar. Tombos, baldões. 7. Cabimento. Caminhai. Grão desta planta, usado na alimentaçã­o e no fabrico de bebidas alcoólicas. 8. Diz-se do cavalo malhado de preto e branco. Repetição de um som reenviado por um corpo duro. Pessoa muito vigilante que se não deixa enganar (fig.). 9. Dar cumpriment­o a (Jur.). Espécie de sorgo ou milho da Índia. 10. Rasouras. Furtar com arteirice (gír.). 11. Parte inferior ou pendente de certas peças de vestuário. Pleitear. 12. Riu sem fazer ruído. Disposto em medas. 13. Fechadura móvel, geralmente dotada de uma barra ou aro metálico, que prende ou segura algo e que se abre por meio de chave ou de código. Que ou o que ata. 14. Pessoa que cria ou vende objetos de cerâmica. Grande arara preta.

VERTICAIS

1. Abecedário (abrev.). Esconderij­o do peixe sob uma laje, debaixo de água. Vasconço. 2. Período de tempo que vai desde a meia-noite até à meia-noite seguinte. Certa doença dos cereais. Casta de uva branca e muito doce. 3. Capital do Paquistão. Inflama-se. 4. Exprime a noção de sobre, depois (pref.). Premer. Monarca. 5. Tampa. Tornar muito magro. 6. O nascer do dia. Exprime a ideia de dois, duas vezes (pref.). Elemento de formação de palavras que exprime a ideia de falso. 7. Dar forma de rodela. 8. Vesícula biliar. 9. Gabinete de repouso ou de estudo durante o dia. Sufixo de agente ou profissão. Gostar muito de. 10. Pó muito fino de gesso calcinado. Frincha. 11. Personalid­ade muito importante (sigla). Porção de líquido que enche um odre. Colocar algo na posse de alguém. 12. Uma das quatro cores primárias utilizadas em quadricrom­ia, semelhante à do céu diurno sem nuvens. Arruinada. 13. Namorado (pop.). A mãe da mulher em relação ao marido. Dotes naturais. 14. Limpar, esfregar com areia ou outro pó. Fazer barulho semelhante ao de alguns insetos quando voam. Além disso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal