Correio da Manhã Weekend

MARIA FILOMENA MÓNICA nasceu em Lisboa, em 1943. É licenciada em Filosofia pela Universida­de de Lisboa (1969) e doutorada por Oxford (1978). Investigad­ora emérita do Instituto de Ciências Sociais da Universida­de de Lisboa, é autora de ‘Educação e Sociedad

-

de sermos pouco sinceras. Se alguma coisa, a relação é ao contrário. A mentira envenena tudo.

Chegou à idade da sua avó, ou seja, tem a idade de ter netos, tem a idade da fragilidad­e do corpo. Em que é que isso altera a forma de ver a vida?

Aos 78 anos, sinto que es- tou mais frágil física e psi- cologicame­nte, o que não me angustia demasiado.

Antes da publicação deu a ler este livro? Esta auto- biografia foi mais bem aceite do que a anterior, `Bilhete de Identidade'? Porquê? É cedo para conhecer a forma como este livro vai ser aceite. Por o meu País não ter qualquer tipo de tradição autobiográ­fica é sempre possível que surjam tempestade­s. Em rascunho, leram-no, além do António [Barreto, com quem é casada], alguns amigos: o Rui Ramos, a Fátima Bonifácio, a Mónica Leal da Silva e o António-Pedro Vasconcelo­s.

Nunca entendemos totalmente quem nos educa. E se um dos seus filhos escrevesse sobre si?

Não me importaria. Respeitari­a a sua visão, mesmo se a consideras­se absurda. Não somos os melhores juízes de nós próprios. Por outro lado, e ao contrário do que pensamos, nem sempre tratamos os nossos filhos da mesma maneira, pelo que seria natural que me vissem de forma diferente.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal