Correio da Manhã Weekend

Bruxelas aprova ajuda

ESTADO  Tem luz verde para apoiar empresas afetadas pela Covid-19 com 400 milhões de euros

- ANDRESA PEREIRA* *COM LUSA

AComissão Europeia aprovou ontem um plano de recapitali­zação português de 400 milhões de euros para apoiar empresas que sofreram o impacto da pandemia, num máximo de 10 milhões de euros de investimen­to por companhia até final deste mês.

A instituiçã­o informou em comunicado que “o esquema foi aprovado ao abrigo do Quadro Temporário de Auxílios Estatais e está incluído no Plano Nacional de Recuperaçã­o e Resiliênci­a (PRR)”.

Esta medida visa apoiar a solvência de empresas estratégic­as não financeira­s viáveis ativas em Portugal e afetadas pela pandemia, respondend­o assim às suas necessidad­es de liquidez, com verbas disponibil­izadas através do Mecanismo de Recuperaçã­o e Resiliênci­a, no âmbito do PRR português.

Segundo a informação dada por

Lisboa a Bruxelas, o apoio estatal assume a forma de instrument­os de capital, híbridos e uma combinação de capital e híbridos. É previsto que o valor do investimen­to por empresa seja limitado a dez milhões de euros. A ajuda será prestada através do Programa Estratégic­o de Recapitali­zação do Fundo de Capitaliza­ção e Resiliênci­a, gerido pelo Banco Português de Fomento.n

 ?? ?? Limite
O auxílio tem de ser concedido pelo Estado português às empresas o mais tardar até dia 30 deste mês.
Limite O auxílio tem de ser concedido pelo Estado português às empresas o mais tardar até dia 30 deste mês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal