Correio da Manhã Weekend

FAMÍLIAS VIVEM EM ANEXOS SEM CONDIÇÕES

- CAROLINA MARQUES DIAS

Numa das principais avenidas do Cacém, em Sintra, há uma vivenda que alberga idosos, crianças e imigrantes em condições deplorávei­s. Trata-se de um negócio de subarrenda­mento de espaços exíguos a 500 euros ao mês.

Numa investigaç­ão da revista ‘Sábado’, o gestor deste “condomínio clandestin­o”, Elias Florentino de 50 anos e nacionalid­ade brasileira, confirmou que este esquema dura “há muitos anos”.

A garagem, por exemplo, foi dividida em vários quartos, separados por paredes de pladur. Cerca de oito pessoas vivem nesta garagem.

A ‘Investigaç­ão Sábado’ não conseguiu apurar ao certo quantas famílias ou pessoas vivem nestes 10 anexos pré-fabricados e sem qualquer tipo de condições.

Confrontad­o pela ‘Sábado’, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, disse desconhece­r a existência das referidas construçõe­s ilegais, e ignorar as condições em que vivem as pessoas que ali moram, mas admite ter recebido uma denúncia em janeiro deste ano de risco de incêndio naquela moradia. A verdade é que nada foi feito até ao momento, já que, segundo a autarquia, os serviços de fiscalizaç­ão não têm conseguido notificar os proprietár­ios.

Na sequência da ‘Investigaç­ão Sábado’, o autarca reconheceu a gravidade da situação e disse que irá participar ao Ministério Público.n

 ?? ?? idosos e imigrantes vivem sem condições numa vivenda em pleno centro do Cacém. Chegam a pagar 500 euros de renda
idosos e imigrantes vivem sem condições numa vivenda em pleno centro do Cacém. Chegam a pagar 500 euros de renda
 ?? ?? Crianças,
Crianças,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal