Correio da Manhã Weekend

África do Sul acolhe 10 de Junho em 2023

CONCRETIZA­ÇÃO  Marcelo já tinha pensado comemorar o Dia de Portugal na África do Sul em 2020

- VÍTOR MOITA CORDEIRO* *COM LUSA

OPresident­e da República, Marcelo Rebelo de Sousa, avançou ontem a possibilid­ade das comemoraçõ­es do dia 10 de Junho em 2023 começarem na África do Sul para depois se estenderem a Portugal.

O anúncio foi feito durante a celebração do Dia de Camões, que este ano foi também assinalado em Londres. A escolha do local deveu-se ao facto de o Reino Unido acolher “uma comunidade [portuguesa] muito jovem, que cresceu muito rapidament­e e que tem aspetos muito diferentes de outras comunidade­s”, apesar de também pesar o laço que Portugal tem “com o Reino Unido que não é só histórico, mas também atual”, salientou o chefe de Estado.

Porém, Marcelo lembrou que, já em 2020, o Dia de Portugal deveria ter sido assinalado na África do Sul, algo que foi impossível devido à pandemia. O mesmo aconteceu no ano passado.

Deste modo, o Presidente da República retomou o acordo de há 2 anos e adiantou que está na sua ideia, “embora ainda sujeita a confirmaçã­o, para o ano ir, se for possível, à África do Sul”. O modelo de celebração do 10 de Junho bipartida entre Portugal e O enfermeiro Luís Pitarma, conhecido por ter cuidado do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quando este se debateu com Covid-19 nos Cuidados Intensivos, foi condecorad­o pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem de Mérito com o grau de Oficial.n uma outra comunidade portuguesa espalhada pelo Mundo começou em 2016, com a primeira legislatur­a de António Costa, que também instituiu na comemoraçã­o a dupla participaç­ão do Presidente da República e do primeiro-ministro.n

 ?? ?? 2
2
 ?? ?? 3
3
 ?? ?? António Costa esteve ausente das comemoraçõ­es do 10 de Junho
António Costa esteve ausente das comemoraçõ­es do 10 de Junho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal