Correio da Manhã Weekend

Flagelo da fome está a alastrar no Brasil

NÚMEROS  36% dos brasileiro­s dizem passar fome. Há 7 anos eram 17% EXEMPLO  Em São Paulo, há 620 mil famílias abaixo da linha de pobreza

- DOMINGOS GRILO SERRINHA CORRESPOND­ENTE BRASIL

Oflagelo da fome está a alastrar pelo Brasil a uma velocidade assustador­a e já supera a média mundial, igualando-se, nas periferias das grandes cidades, aos níveis de países africanos mais pobres. Dados recolhidos entre 2014 e 2021 pelo Instituto Gallup em 161 países e analisados pelo Centro de Políticas Sociais da Faculdade Getúlio Vargas, de São Paulo, mostram que o número de pessoas

SÃO AS MULHERES

E AS CRIANÇAS QUE MAIS SOFREM COM A FOME

que passam fome no Brasil mais do que duplicou nesses sete anos.

Em 2014, último ano do primeiro mandato da Presidente Dilma Rousseff, 17% dos brasileiro­s diziam passar fome. No ano passado, terceiro ano do mandato do Presidente Jair Bolsonaro, essa percentage­m tinha disparado para 36%, superando até a média mundial (35%).

A fome no Brasil não afetatodos por igual. Atinge, sobretudo, os moradores das periferias dos grandes centros urbanos, as mulheres e as crianças.

Enquanto 36% dos brasileiro­s que respondera­m ao inquérito disseram que no último ano tinham ficado, pelo menos uma vez, sem comer por não terem dinheiro para comprar comida, essa percentage­m sobe para 47% entre as mulheres. E quando a questão é colocada aos habitantes das periferias das grandes cidades brasileira­s, o número daqueles que lutam com falta de comida dispara para os 75%.

Em São Paulo, a maior e mais rica cidade do Brasil, há, pelo menos, 620 mil famílias abaixo da linha da pobreza.n

 ?? ?? É nas periferias dos grandes centros que o drama da fome mais se sente
É nas periferias dos grandes centros que o drama da fome mais se sente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal