Correio da Manhã Weekend

Custo de vida dispara à boleia da energia

ZONA EURO  Combustíve­is e eletricida­de empurram taxa da inflação média em maio para os 8,1% EXTREMOS Fança e Malta (5,8%) com menores subidas de preços e Estónia (20,1%) com maiores

- JOÃO MALTEZ

Os preços dos bens e serviços em maio dispararam 8,1% nos países da Zona Euro, em comparação com igual período de 2021, avançou ontem o Eurostat, entidade estatístic­a da União Europeia (UE). Os custos da energia, que cresceram 39,1% num só ano, deram um dos principais contributo­s para o aumento da taxa de inflação não só na área do euro, como também no restante espaço comunitári­o, onde o valor disparou para uma média de 8,8%.

Em Portugal, tal como confirmou esta semana o Instituto Nacional de Estatístic­a, a inflação em maio atingiu o valor

PRODUTOS ALIMENTARE­S NÃO PROCESSADO­S COM AUMENTO MÉDIO DE 9%

médio da Zona Euro (8,1%). As taxas anuais mais baixas foram registadas em França e Malta (ambas com 5,8%) e na Finlândia (7,1%).

Já relativame­nte aos Estados-membros da UE, registaram as maiores subidas de preços os três países bálticos: Estónia (20,1%), Lituânia (18,5%) e Letónia (16,8%) surgem na dianteira. A conjuntura marcada pela guerra na Ucrânia explica em parte este fenómeno inflacioni­sta, que está a fazer-se sentir de forma mais expressiva no Norte e no Leste da Europa.

O maior contributo para a subida da taxa de inflação anual em maio vem dos produtos energético­s, cujos preços aumentaram 39,1%, e dos produtos alimentare­s não processado­s, que sofreram uma subida média de 9%.n

 ?? ?? Custos da energia disparam, em média, na Zona Euro mais de 39% num ano
Custos da energia disparam, em média, na Zona Euro mais de 39% num ano
 ?? ?? Guerra veio agravar o problema
Guerra veio agravar o problema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal