Correio da Manhã Weekend

Dezanove portuguese­s MORTOS NA UCRÂNIA

- PAULO JOÃO SANTOS REVELAÇÃO

Os números constam de um relatório do Ministério da Defesa da Rússia: 19 mercenário­s portuguese­s, que lutavam ao lado do Exército ucraniano, foram mortos. Estes mercenário­s fazem parte de um conjunto de 103 pessoas que viajaram de Portugal para o teatro de guerra. Destes, diz o Governo de Vladimir Putin, 19 tombaram em combate, 16 desistiram e 68 continuam a lutar pelo Exército de Zelensky.

O ministério dos Negócios Estrangeir­os português confirma que “há registo de sete cidadãos nacionais que contactara­m os serviços do Ministério dos Negócios

Estrangeir­os informando da sua deslocação para a Ucrânia a título de ‘combatente voluntário’”, mas acrescenta que “não há registo de mortes”.

O documento do Ministério da Defesa da Rússia, o primeiro do género de que há conhecimen­to público, faz um balanço dos “mercenário­s e especialis­tas em armas” que defendem a Ucrânia. No total, há operaciona­is de 64 países. “Desde o início da operação militar especial, 6956 pessoas chegaram à Ucrânia, 1956 já foram eliminadas e 1779 saíram”, diz a Rússia.

Deste contingent­e, acrescenta o relatório, o número mais significat­ivo de “mercenário­s e especialis­tas em armas” que chegaram à Ucrânia é de combatente­s polacos (1831). Seguem-se a Roménia, com 504 operaciona­is e o Reino Unido, com 422. São também estes três países que registam mais baixas: Polónia, com 378 mortos; Roménia, com 102, e Reino Unido, com 101.

Segundo o Ministério da Defesa russo, o número de mercenário­s estrangeir­os em território Ucraniano está a diminuir e a sofrer baixas consideráv­eis, contrarian­do, deste modo, as informaçõe­s avançadas por Kiev, que dão conta da presença de 20 mil estrangeir­os que se encontram neste momento nas fileiras do Exército ucraniano.

Ontem, em visita a Kiev, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ofereceu a Zelensky a possibilid­ade de treinar 10 mil soldados ucranianos a cada quatro meses.

Também Portugal , através da ministra da Defesa, Helena Carreiras, disse que ajuda a Ucrânia na vertente do treino militar. “Oferecemos treino aos soldados e Forças Armadas ucranianas em Portugal para manobrar Leopard [carros de combate], que é um equipament­o que têm”, afirmou.n

HÁ 6956 MERCENÁRIO­S A LUTAR PELA UCRÂNIA DE 64 PAÍSES, DIZ A RÚSSIA

 ?? ?? A invasão russa teve início na madrugada do dia 24 de fevereiro
Segundo o Ministério da Defesa
A invasão russa teve início na madrugada do dia 24 de fevereiro Segundo o Ministério da Defesa
 ?? ?? russo, o número de mercenário­s estrangeir­os em território ucraniano tem vindo a diminuir e a sofrer baixas consideráv­eis
russo, o número de mercenário­s estrangeir­os em território ucraniano tem vindo a diminuir e a sofrer baixas consideráv­eis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal