Correio da Manhã Weekend

POLÓNIA CONDECORA TRÊS PORTUGUESE­S

- PAULO FONTE * * COM LUSA

APolónia agraciou, na sua embaixada em Lisboa, três portuguese­s - Aristides de Sousa Mendes, César de Sousa Mendes e Pedro Correia Marques pelo apoio dado às vítimas de regimes totalitári­os.

Numa cerimónia na Embaixada da Polónia em Portugal, o secretário de Estado da Presidênci­a, Wojciech Kolarski, entregou as medalhas ‘Virtus et Fraternita­s’ concedidas aos estrangeir­os que contribuír­am para o apoio e para a manutenção da memória das vítimas de regimes totalitári­os - a familiares dos três portuguese­s. Num comunicado ontem divulgado pela embaixada polaca em Lisboa, a Presidênci­a da Polónia informou que Aristides de Sousa Mendes foi agraciado pelo papel que teve, enquanto cônsul de Bordéus, durante a II Guerra Mundial, no apoio e salvamento de milhares de judeus perseguido­s pelo regime da Alemanha nazi, incluindo inúmeros polacos. O irmão de Aristides, César de Sousa Mendes - que desde 1933 foi legado português em Varsóvia - foi recordado por, em setembro de 1939, ter sido um dos poucos diplomatas estrangeir­os que ficaram em Varsóvia, tendo abrigado vários habitantes.

Pedro Correia Marques, redator principal do jornal ‘A Voz’, desde os primeiros dias da Guerra descreveu a situação da Polónia ocupada, apelando à ajuda humanitári­a para com o povo.n

 ?? ?? Embaixada enalteceu Sousa Mendes (esq.), o irmão e Pedro Marques
Embaixada enalteceu Sousa Mendes (esq.), o irmão e Pedro Marques

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal