Correio da Manhã Weekend

Marcelo tem razão

NOTA EDITORIAL

- PAULO JOÃO SANTOS DIRETOR-ADJUNTO

São perfeitame­nte justificad­os os avisos e alertas do Presidente da República ao Orçamento do Estado. Marcelo promulgou-o, porque é melhor um Orçamento desfasado da realidade (e das necessidad­es) do que não haver Orçamento algum. Todos sairiam a perder.

A guerra que se trava na Ucrânia trouxe incerteza ao futuro e mesmo que as armas se calem no curto prazo, o que é pouco provável, o Mundo saído deste conflito será diferente. Por outro lado, as reformas estruturai­s e a modernizaç­ão administra­tiva conhecem “um compasso de espera”, mais um, como lamenta Marcelo Rebelo de Sousa.

ESTE ORÇAMENTO TEM DEMASIADOS COMPASSOS DE ESPERA

Mas o mais preocupant­e é o estado de espírito do Governo: a equipa de António Costa parece cansada, triste, apesar de o executivo ter tomado posse há poucos meses. A ministra da Saúde é o melhor exemplo, mas há outros, na Administra­ção Interna, na Defesa, ou na Justiça. Há uma linha de continuida­de, um certo ramerrame, em que eram necessária­s ruturas.

O Orçamento do Estado é importante para pôr as coisas a funcionar, mas é mais importante o rumo que se lhes pretende dar. A diferença entre gerir e fazer acontecer.n

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal