Correio da Manhã Weekend

Bomba no prato

- ANTENA PARANOICA Alexandre Pais

Neste verão, sobram temas de alternativ­a ao da guerra na Ucrânia: entre o caos hospitalar, os incêndios, a seca e as subidas dos combustíve­is o diabo escolherá. A verdade é que se os fogos, a falta de água e o preço do crude resultam de fenómenos que não controlamo­s, a situação nos hospitais podia estar resolvida há décadas se a saúde em Portugal não estivesse refém dos lóbis corporativ­os e da tibieza dos que não ousam enfrentá-los. O problema, que é real, começou na ‘guerra’ dos médicos e seguirá com enfermeiro­s, técnicos e auxiliares,

AO COLO DA INFLAÇÃO, VÊM AÍ GREVES PARA

O GUINNESS

criando uma bola de neve que alastrará a outras classes profission­ais. Ao colo da inflação, vêm aí greves para o Guinness.

Creio que merecemos a nossa sorte. Afinal, o que esperar de um país que, cinco anos após a tragédia de Pedrógão, tem matagais a crescer desordenad­amente ao redor dos ‘esqueletos’ das árvores ardidas, em terrenos que ainda ninguém limpou? Ou que leva a juízo – como responsáve­l por um inferno que espalhou centenas de focos de incêndio pelo território – o comandante dos bombeiros a quem caiu a bomba no prato?

O caos nos hospitais só afeta os que precisam deles. Para os ‘decisores’, trata-se apenas de uma maçada que um dia alguém resolverá.

n

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal