Correio da Manhã Weekend

Abalroa patrulha da GNR ao fugir

CASO  Homem estava a ser perseguido para ir cumprir pena de prisão

- JOÃO NUNO PEPINO

Um homem que era procurado para cumprir cinco anos de prisão tentou atropelar um militar da GNR durante uma perseguiçã­o entre as aldeias da Concavada e Alvega, no concelho de Abrantes. O arguido, de 47 anos, vai responder no Tribunal de Santarém por um crime de homicídio qualificad­o na forma tentada, um de condução perigosa deveículo rodoviário e dois de dano, pelos estragos que provocou em viaturas da Guarda.

Os factos remontam a 8 de abril de 2019, data em que a GNR de Abrantes foi alertada que o sujeito estava na Concavada, na companhia de uma mulher e ao volante de um Mercedes. Sobre o arguido, pendia um mandado de condução à prisão para cumprir uma pena de 5 anos por furto qualificad­o e atentado à segurança de transporte rodoviário, aplicada pelo Tribunal de Leiria.

A GNR deslocou várias patrulhas para o local, mas o homem fugiu a alta velocidade em direção a Alvega, após embater num carro policial e desobedece­r às ordens de paragem.

Quando seguia pela EN118, uma patrulha da GNR atravessou a sua viatura na estrada para bloquear a passagem ao arguido, que em vez de parar acelerou e tentou passar pelo lado esquerdo do carro da GNR.

O militar que estava desse lado só não foi atropelado mortalment­e porque conseguiu saltar de imediato para uma valeta na berma, segundo a acusação do Ministério Público. O fugitivo acabou por ser capturado e está a cumprir pena no Estabeleci­mento Prisional de Alcoentre.n

FUGITIVO VAI SER JULGADO POR HOMICÍDIO TENTADO ENTRE OUTROS CRIMES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal