Correio da Manhã Weekend

Conflitos laborais ameaçam verão

SINDICATOS Exigem a reversão dos cortes salariais GREVE  Todos os cenários em aberto

- SALOMÉ PINTO* * COM LUSA

As dificuldad­es nas negociaçõe­s entre a TAP e os sindicatos, numa altura em que o tráfego está próximo de níveis de 2019, ameaçam perturbar a operação no verão, com as estruturas a darem indicações de que poderão convocar greves.

Os sindicatos contestam os cortes salariais que se mantêm, de 25% para a generalida­de dos trabalhado­res e de 35% para os pilotos, a opção pelo ‘outsourcin­g’ da operação, depois da rápida recuperaçã­o do tráfego aéreo. E deixam críticas à administra­ção da transporta­dora.

Entre os mais contestatá­rios estão os pilotos. Na passada segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou a companhia de “manipulaçã­o e propaganda” e garantiu que iria acionar “todos os mecanismos legais” para contestar o que dizem estar a ser “incumprido”. Posição assumida depois de a TAP ter anunciado que vai reduzir de 20% para 10% o corte que os pilotos sofreram nos vencimento­s. Tripulante­s e trabalhado­res de terra também estão descontent­es e exigem a reversão dos cortes. Em cima da mesa poderá estar uma greve no verão.n

TAP REDUZIU CORTE

NOS ORDENADOS DOS PILOTOS DE 20% PARA 10%

 ?? ??
 ?? ?? Braço de ferro entre a companhia aérea e os trabalhado­res
Braço de ferro entre a companhia aérea e os trabalhado­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal