Correio da Manhã Weekend

Milhares protestam em vários estados

REVOLTA  Manifestaç­ões contra a reversão da decisão do direito à interrupçã­o da gravidez estão a multiplica­r-se no país ARIZONA  Polícia lançou gás lacrimogén­eo para dispersar multidão

- RODRIGO GUIMARÃES

Milhares de norte-americanos saíram à rua em protesto contra o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, logo que este anunciou a reversão da decisão sobre o direito ao aborto.

Os protestos têm-se multiplica­do por vários estados, embora também haja manifestaç­ões a favor. A maior parte tem sido pacífica, mas no Arizona houve confrontos com a polícia, que recorreu ao gás lacrimogén­eo para dispersar centenas de pessoas em fúria à porta do Capitólio. Os senadores tiveram mesmo que se refugiar na cave do Parlamento durante cerca de vinte minutos.

Depois da decisão do Supremo, cabe agora a cada estado decidir individual­mente se vai permitir a interrupçã­o voluntária da gravidez.

O primeiro a proibir foi o estado do Missouri, poucas horas após a decisão do tribunal. E outros oito estados mais conservado­res apressaram-se a ir pelo mesmo caminho, proibindo o aborto sem exceções.

Enquanto a decisão ainda é incerta em vários estados, há pelo menos 20 que deverão manter este direito.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse que sexta-feira foi “um dia triste” para o país e que a decisão do Supremo resultou de uma “ideologia extremista” de juízes apoiados por Presidente­s republican­os, como Donald Trump. Líderes democratas de todo o país já prometeram ajudar as mulheres que quiserem viajar para outros estados com o intuito de realizar um aborto.n

ESTADOS MAIS CONSERVADO­RES ALINHAM COM PROIBIÇÃO

 ?? ?? Manifestan­tes pró-aborto concentrar­am-se ontem frente ao Senado no estado norte-americano do Arizona
Manifestan­tes pró-aborto concentrar­am-se ontem frente ao Senado no estado norte-americano do Arizona
 ?? ?? Primeiro-ministro, António Costa
Primeiro-ministro, António Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal