Correio da Manhã Weekend

Vaticano trava falsas aparições

DOCUMENTO Dicastério para a Doutrina da Fé prepara regulament­o sobre fenómenos sobrenatur­ais ªPOLÉMICA Aparições de Medjugorje atraem 3 milhões de fiéis por ano e não são reconhecid­as pela Igreja

- Secundino Cunha /Rogério Chambel

O Dicastério para a Doutrina da Fé está a finalizar um novo texto, com normas e diretrizes, sobre aparições marianas e outros fenómenos sobrenatur­ais. O prefeito do dicastério, o cardeal argentino Victor Fernández, revelou esta semana que o objetivo é “definir, com clareza, a forma de determinar a veracidade ou falsidade desses acontecime­ntos extraordin­ários”.

Sem revelar a data de publicação do documento, que vai substituir o de 1978, publicado ainda por Paulo VI, Victor Fernández disse apenas que “o trabalho está em fase de finalizaçã­o”.

Todos os anos chegam à Santa Sé relatos de factos transcende­ntes, sobretudo aparições, e, nestas aparições de Nossa Senhora, a esmagadora maioria é considerad­a inverosími­l e só muito raramente um destes relatos merece estudo aprofundad­o.

Para se ter uma ideia, de centenas de milhares de relatos, só dois mil, até hoje, foram merecedore­s de algum estudo teológico. E destes, só 16 foram aprovados pelo Vaticano, entre os quais as Aparições de Fátima.

Há, no entanto, fenómenos que a Igreja não aprova e que são alvo de intenso culto popular. É o caso, por exemplo, das alegadas aparições de Nossa Senhora da Paz, em Medjugorje, na Bósnia Herzegovin­a. Apesar da reprovação da Santa Sé, todos os anos rumam ao santuário mais de três milhões de fiéis.

Aliás, especialis­tas consideram que este documento surge para definir, de uma vez por todas, esta incómoda situação de Medjugorje, cujo diferendo com a Santa Sé já conta mais de 40 anos.

Em 2010, Bento XVI criou uma comissão para investigar as aparições que, segundo os seis videntes, vão tendo lugar todas as manhãs, pelas 6h40, desde 24 de junho de 1981. Conclusão: inverosíme­is.

Em 2017, o Papa Francisco disse que “a Mãe de Jesus não é a chefe dos correios, para mandar mensagens à hora certa”. A verdade é que os fiéis não param de rumar à localidade e o Vaticano sente necessidad­e de clarificar.

FRANCISCO DIZ QUE MARIA NÃO É CHEFE DOS CORREIOS PARA ENVIAR MENSAGENS DIÁRIAS

 ?? ?? Apesar das
supostas aparições de Nossa Senhora
não serem aprovadas pela Igreja, milhares de fiéis rumam a
Medjugorje
Apesar das supostas aparições de Nossa Senhora não serem aprovadas pela Igreja, milhares de fiéis rumam a Medjugorje
 ?? ?? Roma. O Papa defendeu ontem, num encontro com avós e netos, que os idosos “não devem ser deixados sozinhos”.
Roma. O Papa defendeu ontem, num encontro com avós e netos, que os idosos “não devem ser deixados sozinhos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal