Correio da Manhã Weekend

Será a Inteligênc­ia Artificial sustentáve­l?

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

Fala-se muito dos perigos da inteligênc­ia artificial (IA), como a ameaça aos empregos, a quebra de privacidad­e e a intoxicaçã­o maciça que pode ser disseminad­a na Internet. Mas fala-se pouco de um outro perigo: o aumento do consumo de energia, uma vez que o treino e o uso de sistemas de ‘machine learning’ (aprendizag­em automática) são energetica­mente muito exigentes. As grandes empresas que operam na área – OpenAI, Microsoft, Google, Meta, etc. – não têm divulgado dados sobre os consumos dos supercompu­tadores e dos ‘data centers’ implicados na IA. Sabe-se que os cerca de 10 mil ‘data centers’ que cobrem o globo consomem cerca de dois por cento de toda a electricid­ade mundial, embora não se saiba qual é a fracção, desse valor, usado no processame­nto da IA. Num tempo em que a procura da IA está a disparar à escala global, que é também o tempo em que ganhámos consciênci­a das alterações climáticas, é bom que pensemos no assunto.

Tarefas de IA diferentes têm consumos energético­s distintos: por exemplo, a resposta a uma pergunta ao ChatGPT requer menos processame­nto e gasta menos energia do que a geração de uma imagem pelo DALL-E. Esta pode requerer tanta energia como a que é precisa para carregar um telemóvel. Se imaginarmo­s um mundo em que milhões e milhões de pessoas querem fazer filmes, devemos temer os custos de energia que isso terá. Se a electricid­ade necessária for obtida de combustíve­is fósseis, libertar-se-á dióxido de carbono para a atmosfera que agravará o efeito de estufa. Além disso, os supercompu­tadores e ‘data centers’ têm em permanênci­a de ser arrefecido­s, o que se faz principalm­ente com água, que nalguns sítios é um bem escasso.

Portanto, para além da imperiosa regulação que assegure um uso responsáve­l da IA, temos também de assegurar um seu uso sustentáve­l. Muita gente já está a trabalhar nesta questão.

Fala-se pouco de outro perigo: o aumento do consumo de energia

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal