Correio da Manhã Weekend

As vantagens de Moledo

“Não tem quase nada do que o eleitorado maioritari­amente prefere”

- TEXTO ESCRITO COM A ANTIGA GRAFIA

Estesprime­irosdiasde­sol,muito tépidos e alegres, puseram Dona Elaine (a incansável governanta deste eremitério de Moledo) em estado de alerta porque são uma espécie de prenúncio do Verão, quando os meus sobrinhos transforma­m a casa num misto de albergue, hotel de província e aquartelam­ento a que só o seu génio de minhota severa consegue emprestar alguma ordem. Todos os anos, pontualmen­te, ela inaugura o mês de Maio com a promessa e a ameaça de estabelece­r uma ditadura para meter a família na ordem.

No domingo, enquanto se tratava do assunto e se folheava o calendário, recebemos a visita da Dra. Teresa, a minha médica de Venade, e do marido, que tinham ido passar um dia de sol a Baiona e nos trouxeram uma sacolinha de espargos-do-mar apanhados nas dunas depois da temporada das chuvas. Dona Ester, minha mãe, gostava muito de Baiona, que foi uma estância balnear muito frequentad­a pelos Homem quando a Galiza não estava “na moda” e as famílias ricas do Porto já começavam a atravessar o País rumo ao Algarve para se encontrare­m umas com as outras, mostrarem as ‘toilettes’ da época e democratiz­arem-se debaixo daquele sol meridional.

Pelo contrário, Moledo não é uma praia democrátic­a. A sua água fria, o vento cortante e áspero do crepúsculo, a ondulação agreste do mar, a neblina que a transforma numa rampa de areia – tudo concorre para afastar veraneante­s que não querem ir agasalhado­s para o areal. Moledo não tem quase nada do que o eleitorado maioritari­amente prefere. É a nossa segurança. Os borrelhos-de-coleira-interrompi­da continuam a saltitar nos pinhais, mas ninguém os reconhece – e, se eu não esclareces­se que se trata de um pássaro, os meus benevolent­es leitores passariam em frente, convencido­s de estarem diante de um problema ortográfic­o. Ainda há uma esplanada que serve Água de Melgaço. Ainda há espargos-do-mar. O monte de Santa Tecla não desaparece­u. Choverá em breve.

 ?? ??
 ?? SOUSA HOMEM, ADVOGADO REFORMADO ??
SOUSA HOMEM, ADVOGADO REFORMADO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal