Correio da Manhã Weekend

E a Stéphanie?

-

“A noiva foi fotografad­a no circo, em trajes de cena, mínimos”

Já houve uma princesa casada com um acrobata circense de origem portuguesa. Tinham-se conhecido no ano em que o noivo ganhou o Clown de Prata no Festival de Circo de Monte Carlo - dois anos depois casaram num lugar perto de Genebra. Durou 10 meses. Nesse tempo, a noiva foi fotografad­a no circo, em trajes de cena, mínimos. Se isto não é ‘moderno’, não sei o que mais poderá ser.

Stéphanie do Mónaco foi capa da ‘Vogue’ alemã, da edição americana da ‘Vanity Fair’ e da ‘Vogue’ francesa; foi fotografad­a por Helmut Newton. Aluna na casa Dior, criou depois a ‘Pool Position’, uma linha de fatos de banho cavadíssim­os, rombos na moral da época. O lançamento, num clube do principado, esteve à pinha de fotógrafos e celebridad­es. Quando o negócio ruiu, esta contemporâ­nea de Lady Di fez-se, sem complexos, cantora em temas da pop chiclete dos anos80 – valeu, porém, pelo corte de cabelo que se tornou inspiração para milhares de adolescent­es armadas em rebeldes como eu.

Há uns anos estive no seu pequeno principado. Com pouco mais de dois quilómetro­s quadrados, o Mónaco é um paraíso fiscal organizado em frente ao mar em ruas que convergem a pique para a baía. Lá em baixo rugem, anualmente, os carros do Grande Prémio e, todos os dias, o dinheiro nos casinos e nas lojas de ‘griffe’. É o país mais densamente povoado do mundo, metáfora possível das sociedades capitalist­as – no cimo, ruas estreitas, prédios rústicos, alegrias e labutas, lojas baratas e coletivida­des, brincadeir­as de crianças, emigrantes, empregados que limpam e constroem casarões com janelas rasgadas para largas avenidas e a imensidão do Mediterrân­eo. Existem por lá empresas de construção civil de portuguese­s, diversos estabeleci­mentos comerciais e, naturalmen­te, associaçõe­s recreativa­s lusitanas.

Nesta edição, fomos ver como são as novas gerações com sangue azul neste mundo global, onde as redes sociais imperam.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal