Correio da Manha

Médicos estão preocupado­s com infeções

RESULTADOS r Determinad­as doenças podem não se manifestar nas primeiras análises clínicas ALIMENTAÇíO r Algumas crianças já pedem comida, mas a reintroduç­ão alimentar e hídrica deve ser faseada e gradual

- RITA F. BATISTA

Apesar dos exames clínicos revelarem que as crianças retiradas da gruta estão “a recuperar bem”, os médicos mostram-se preocupado­s com a possibilid­ade de terem contraído alguma doença.

O resgate das 12 crianças e do treinador foi concluído com sucesso, mas o trabalho junto do grupo de jovens está longe de ter terminado.

“Há doenças que podem ter sido contraídas e que não são logo detetadas nos resultados dos primeiros exames. Estas crianças estiveram expostas a um ambiente muito específico, onde podem ter apanhado doenças resultante, por exemplo, do contacto com insetos e morcegos”, explicou ao CM a especialis­ta em medicina geral e familiar Cristiana Teixeira Silva. Apesar de não ter tido oportunida­de de examinar as crianças, a médica reforçou que “é importante que fiquem um período em incubação e que façam exames de despistage­m ”.

Segundo o ministro da Saúde tailandês, as crianças chegaram ao hospital “com temperatur­as corporais muito baixas, com várias debilidade­s no sistema imunitário”, algumas delas apresentav­am “irregulari­dades pulmonares” e “batimento cardíaco abaixo do esperado”.

Para além disso, os exames médicos revelaram infeções numa grande parte do grupo, que não foram especifica­das. Jesada Chokdamron­gsuk avançou ainda que o primeiro grupo de crianças resgatadas “está a recuperar bem” e “já pede comida, mas, para já, estão a ser submetidas a uma dieta restrita”. A médica Cristiana Teixeira Silva dis s e ao C M que é “importante que nesta fase a reintroduç­ão alimentar e hídrica seja feita de forma faseada, uma vez que as crianças estiveram vários dias a passar fome e sede”.

O ministro da Saúde tailandês garantiu que as crianças “estão felizes por estarem fora da gruta” e a ser acompanhad­as por um grupo de psicólogos.

CONTACTO COM INSETOS E MORCEGOS PODE TER TRANSMITID­O DOENÇAS

 ??  ??
 ??  ?? Jovens perderam a noção do tempo
Jovens perderam a noção do tempo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal