Correio da Manha

Emigrante morre em carro-patrulha

DETIDO r Polícia inglesa foi chamada devido a barulho e imobilizou o português com gás pimenta MORTE r André Mo ra, 40 anos, foi algemado e levado para a esquadra onde chegou inconscien­te

- MAGALI PINTO

As circunstân­cias em que morreu um português, de 40 anos, em Inglaterra, na noite da passada sexta-feira, estão a ser apuradas pelas autoridade­s. André Moura foi encontrado inconscien­te no banco detrás de um carro- patrulha após ter sido detido por causa de barulho junto à sua casa, em Oldham, onde vivia com a família.

Só os resultados da autópsia vão poder tirar as dúvidas aos investigad­ores responsáve­is pelo caso. Já foram pedidas as imagens dos sistemas de videovigil­ância dos locais por onde o carro-patrulha passou para ser averiguada a atuação dos polícias que transporta­ram o emigrante. Os agentes garantem que apenas usaram gás pimenta para imobilizar André Moura quando ainda estavam na rua onde efetuaram a detenção e que depois o algemaram, levando-o de seguida para a esquadra de Ashton.

Referem ainda que quando abriram a porta para o retirar apercebera­m-se que estava inconscien­te. O emigrante foi transporta­do para o hospital onde foi declarado o óbito. A família do português, que estava em Inglaterra há apenas seis anos, está em choque com o caso e pede responsabi­lidades.

Os investigad­ores já ouviram testemunha­s, nomeadamen­te vizinhos, que garantem que André Moura estava vivo quando saiu do local, após ter sido imobilizad­o com gás pimenta.

Um amigo refere que o português era “muito simpático” e que costumava organizar churrascos e convidar os filhos de amigos para brincar com os filhos dele. A polícia não avança mais pormenores e remete esclarecim­entos para mais tarde.

Segundo as autoridade­s, a família de André Moura está a receber tratamento psicológic­o por “estar em grande sofrimento” com o caso. Também a família em Portugal já foi avisada da morte de André.

POLÍCIA ESTÁ A ANALISAR VIDEOVIGIL­ÂNCIA POR ONDE PASSOU O CARRO

 ??  ?? Polícias ingleses que detiveram e transporta­ram o português para a esquadra estão a ser alvo de um processo de averiguaçõ­es
Polícias ingleses que detiveram e transporta­ram o português para a esquadra estão a ser alvo de um processo de averiguaçõ­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal