Correio da Manha

Mudam de crime para iludir a PJ

BLINDADOS r Gang fez seis assaltos armados a carrinhas de valores

- TÂNIA LARANJO/NELSON RODRIGUES

APolícia Judiciária do Porto deteve oito homens, com idades entre os 30 e os 50 anos, presumívei­s autores de seis assaltos a carrinhas de valores, em cinco concelhos do Norte do País, e dezenas de furtos de veículos que tinham como destino a falsificaç­ão para venda em África.

Esta estrutura criminosa estava operaciona­l desde 2016. Dedicou-se, durante esse ano, a ataques armados - alguns com extrema violência e recurso também a carjacking - a blindados que carregavam caixas ATM: a 13 de fevereiro, em Ba- guim do Monte, Gondomar; a 31 de março, em Rio Tinto, no mesmo concelho; a 15 de abril, em Felgueiras; a 20 de junho, em Lousada; a 23 de julho, em Fafe; e já em 2017, a 29 de janeiro, em Gulpilhare­s, Vila Nova de Gaia. Após este assalto, a PJ deteve um o ut r o gr up o que se dedicava ao mesmo género de crime - e com ligações a estes ladrões agora capturados.

A estratégia do gang mudou e estes passaram a dedicar-se em exclusivo ao furto e viciação de veículos, que já não é da com- petência direta da Judiciária.

Furtaram mais de 20 automóveis BMW e Mercedes, que depois viciavam e falsificav­am, através de uma oficina em Espanha. No total, sacaram perto de meio milhão de euros.

O grupo fazia pausas entre o s at aque s , para estudo de alvo s e go z o do ‘lucro’, voltando à ação depois de gastar o dinheiro. “A operação foi o culminar de uma série de assaltos no Norte feitos por um grupo organizado”, disse Baptista Romão, diretor da Polícia Judiciária do Porto.

AUTOMÓVEIS ROUBADOS PASSAVAM POR ESPANHA COM DESTINO A ÁFRICA

 ??  ?? 1Gang assaltou café em Gulpilhare­s, V. N. de Gaia 2Baptista Romão, diretor da PJ do Porto, que desmantelo­u o grupo
1Gang assaltou café em Gulpilhare­s, V. N. de Gaia 2Baptista Romão, diretor da PJ do Porto, que desmantelo­u o grupo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal