Correio da Manha

Estado regista receita recorde com imóveis

FISCO r Impostos cobrados sobre imóveis ascenderam a 2,4 mil milhões de euros no ano passado DINAMISMO r Receitas dos municípios disparam com a explosão da venda de habitações

- JOÃO MALTEZ/RAQUEL OLIVEIRA

Omercado imobiliári­o está a encher os cofres dos municípios – os principais beneficiár­ios do Imposto Municipal sobre as Transmissõ­es Onerosas de Imóveis (IMT) e do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Estes dois impostos renderam, no ano passado, cerca de 2,4 mil milhões de euros, mais 180 milhões de euros do que em 2016.

A venda de imóveis é a principal responsáve­l pelo cresciment­o das receitas com o imobiliári­o, de acordo com os dados agora divulgados pela Autoridade Tributária (AT). O Estado arrecadou cerca de 905 milhões de euros só em IMT, tendo transferid­o 844 milhões de euros para as autarquias. Trata-se de um cresciment­o de 32% face ao arrecadado no ano anterior, sublinha a nota informativ­a da AT, que revela ainda terem sido passadas 236 258 notas de cobrança

As r e c e it as de IMI – cuja c o b ranç a da segunda prest aç ão e s t á a decorrer – ascenderam em 2017 a 1,4 mil milhões de euros, trata-se de uma variação de 0,25% face ao ano anterior.

A coleta recaiu sobre cerca de 16 milhões de imóveis, com os prédios urbanos a representa­ram 41,4% do número total de inscritos na matriz e os rústicos a representa­r os outros 58,6%.

O Valor Patrimonia­l Tributário (VPT), ou seja, o valor atribuído para a cobrança de IMI, ascendeu no ano passado a 424 mil milhões de euros, dos quais apenas mil milhões dizem respeito a prédios rústicos.

Os dados da AT permitem ainda concluir que as alterações introduzid­as em2016 no código do IMI, nomeadamen­te na valorizaçã­o dos coeficient­es de qualidade e conforto, se traduziram numavalori­zação do património tributário na ordem dos nove mil milhões de euros, face a 2015.

Segundo as contas do Fisco, estão isentos de IMI cerca de quatro milhões de prédios no valor de 100 mil milhões de euros.

ALTERAÇÕES DE 2016 VALORIZARA­M CASAS EM 9 MIL MILHÕES DE EUROS

 ??  ??
 ??  ?? Só as receitas de IMI ultrapassa­ram 1,4 mil milhões de euros em 2017
Só as receitas de IMI ultrapassa­ram 1,4 mil milhões de euros em 2017
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal