Correio da Manha

Mau tempo lança caos no distrito de Vila Real

MINUTOS Intempérie repentina de ontem causou inundações e estragos, em Vila Pouca de Aguiar PREJUÍZOS Agricultor­es de vários concelhos fazem contas à vida com graves danos nas produções

- PATRÍCIA MOURA PINTO

Omau tempo - chuva e granizo - voltou ontem a atingir o distrito de Vila Real, provocando inundações de estradas e lojas, com especial incidência em Vila Pouca de Aguiar. O cenário chegou a ser assustador, com ruas repletas de água e lama. O município alertou mesmo a população, via redes sociais, pedindo “circulação moderada e atenta”.

“Foram poucos minutos de chuva muito intensa, acompa-

RUAS CHEIAS DE ÁGUA E LAMA LEVARAM CÂMARA A ALERTAR A POPULAÇÃO

nhada de granizo”, descreveu Duarte Marques, da Proteção Civil local, confirmand­o inundações, um incêndio (resultante de descarga elétrica) o arrastamen­to de veículos - uma mulher ficou momentanea­mente presa no automóvel - e estragos em pavimentos e condutas.

O mau tempo afetou também aldeias limítrofes - e outros concelhos, como Valpaços -, estragos mais relacionad­os com produções agrícolas, ao nível de hortícolas, árvores de fruto e alguma vinha. Aliás, danos que têm sido recorrente­s desde maio, no distrito de Vila Real.

“Os prejuízos deste mau tempo assumem uma percentage­m de quase 100%, tanto na vinha como no olival. Vai ser um ano muito difícil. De 22 pipas de vinho que produzia, este ano, se tiver duas já será um milagre”, afirma António Cabo, de Santa Eugénia, em Alijó. “O próximo ano não se avizinha muito melhor porque isto feriu a vara das videiras e isso vai ser prejudicia­l na rebentação da próxima épo- ca”, conta ao CM António Henrique, caseiro da propriedad­e Casal Malheiro. Já em Murça, o granizo ameaçou igualmente a vida de muitos. “Nunca vi pedras tão grandes. Num dia, tivemos de vir embora porque o trovão metia medo”, diz Augusto Nascimento.

 ??  ?? O mau tempo alagou as ruas de Vila Pouca de Aguiar e causou vários prejuízos tanto nas vinhas como nos olivais
O mau tempo alagou as ruas de Vila Pouca de Aguiar e causou vários prejuízos tanto nas vinhas como nos olivais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal