Correio da Manha

Receitas disparam 2167% com nova lei

POLÉMICA r A última do diploma, em 2015, não foi consensual TAXAS r Passaram a ser cobradas na compra de equipament­os como computador­es, smartphone­s, cassetes e gravadores

- HUGO REAL

Aúltima alteração à Lei da Cópia Privada, que entrou em vigor em julho de 2015, fez aumentar em 2167% as receitas da AGECOP, a associação que recebe e gere os proveitos das taxas cobradas na compra de equipament­os como computador­es, tablets, smartphone­s, discos blu-ray, DVD, cassetes, gravadores de suportes físicos, impressora­s e digitaliza­dores, entre outros.

De acordo com os relatórios e contas da Associação para a Gestão da Cópia Privada, em 2014, o último ano antes da mu-

AGECOP DISTRIBUI VALOR COBRADO PELA SPA, GDA, GEDIPE E AUDIOGEST

dança do diploma, as receitas totais da AGECOP foram inferiores a 600 mil euros. No ano seguinte (a Lei já no segundo semestre), estas dispararam para quase 3,3 milhões de euros. Já em 2016, o primeiro ano completo de implementa­ção da nova Lei, os proveitos aumentaram para os 11,8 milhões de euros, um montante que voltou a ser superado no ano passado, onde o valor se cifrou em quase 13,6 milhões. Contas feitas, houve um aumento de 2167% entre o valor cobrado em 2014 e o recebido no ano passado.

De acordo com a Lei, a AGECOP pode utilizar 20% destas receitas para fazer face aos seus custos de funcioname­nto. Uma verba igual deve ser utilizada em “ações de incentivo à atividade cultural e à investigaç­ão e divulgação dos direitos de autor e direitos conexos”. O remanescen­te é distribuíd­o entre a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), a Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), a Associação Para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE) e a Associação Para a Gestão e Distribuiç­ão de Direitos (Audiogest).

 ??  ?? No ano passado, as receitas da AGECOP com a Lei da Cópia Privada foram de quase 13,6 milhões de euros
No ano passado, as receitas da AGECOP com a Lei da Cópia Privada foram de quase 13,6 milhões de euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal