Correio da Manha

‘MAFIA DAS MOTOS’ TRAFICA SEXO DROGA E ARMAS

AÇÃO DA PJ lançada antes de encontro motard em Faro para prevenir confrontos

- HENRIQUE MACHADO/ MAGALI PINTO/ /SÉRGIO A. VITORINO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Os Hells Angels impunham pelo medo serviços de vigilância em bares e discotecas do Algarve, estendendo o clima de terror a encontros motards de norte a sul – onde exigiam fazer segurança nos eventos. Ganhavam aí em duas frentes, pela extorsão aos organizado­res e porque, assim, tinham caminho livre para as suas próprias atividades – o negócio do sexo e tráficos de armas e droga.

Quem não aceitasse era violentame­nte agredido. Sobretudo no Algarve, onde o gang tem maior base de apoio e o controlo da noite é quase absoluto. Daí a associação criminosa, tráfico de droga e de armas, homicídios tentados, ofensas à integridad­e física e roubo, crimes por que respondem os 56 detidos de ontem, numa operação da Unidade de Contraterr­orismo da PJ.

Vendiam haxixe, cocaína e armas de calibre de guerra – foram-lhes apreendida­s várias. As agressões dizem respeito, por exemplo, a polícias que já foram vítimas dos Hells Angels na concentraç­ão de Faro; assim como três dos seis elementos do grupo rival Los Bandidos, que, em março, foram espancados num restaurant­e em Loures. Nesse caso, outros três foram esfaqueado­s em órgãos vitais – por isso mais de 20 elementos dos Hells Angels que participar­am respondem por homicídio tentado (ver peçasecund­ária). No final, roubaram às vítimas os coletes com emblemas dos Los Bandidos, considerad­os objetos de culto pelos gangs motards.

Por isso, não é inocente o facto de a operação da PJ ter ocorrido agora – a uma semana da concentraç­ão de Faro, onde eram esperados novos confrontos.

OPERAÇÃO A UMA SEMANA DE EVENTO EM FARO EVITA CONFRONTOS ESPERADOS

 ??  ?? 1Os 56 detidos em vários pontos do País, mas sobretudo no Algarve, começaram a chegar à sede da PJ, em Lisboa, ao final da manhã. Hoje serão interrogad­os no Campus de Justiça 2Foram empenhados cerca de 400 inspetores da PJ na operação, que passou por cerca de 80 buscas 3Respondem por associação criminosa e casos de homicídios tentados
1Os 56 detidos em vários pontos do País, mas sobretudo no Algarve, começaram a chegar à sede da PJ, em Lisboa, ao final da manhã. Hoje serão interrogad­os no Campus de Justiça 2Foram empenhados cerca de 400 inspetores da PJ na operação, que passou por cerca de 80 buscas 3Respondem por associação criminosa e casos de homicídios tentados
 ??  ?? Luís Neves realçou importânci­a de vasta operação de norte a sul
Luís Neves realçou importânci­a de vasta operação de norte a sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal