Correio da Manha

VARA MAIS PERTO DA CADEIA

Perde recurso no Constituci­onal

- TÂNIA LARANJO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Armando Vara está cada vez mais perto da cadeia. O ex-ministro socialista, condenado a cinco anos de prisão efetiva no processo Face Oculta, perdeu o recurso para o Tribunal Constituci­onal. E foi condenado a pagar 800 euros de multa. Pode ainda tentar ganhar tempo com um recurso para a conferênci­a, naquele tribunal superior, mas dificilmen­te escapará ao cumpriment­o da pena efetiva, dentro de poucos meses.

Está cada vez mais perto o fim da linha para o ex-governante, mais tarde transforma­do em banqueiro, que está igualmente acusado no processo Marquês. Vara responde por branqueame­nto de capitais, fraude fiscal e corrupção. Também aqui arrisca prisão efetiva.

Recorde-se que na semana passada, o Supremo Tribunal de Justiça disse que Armando Vara não podia recorrer para aquele tribunal superior. O antigo governante alegava que beneficiav­a dessa possibilid­ade por existir no seu processo um co-arguido condenado a uma pena superior a oito anos de prisão - Manuel Godinho - mas também aí os juízes conselheir­os não lhe deram razão. Aliás, nem sequer relativame­nte ao sucateiro aceitaram apreciar os factos, porque todas as condenaçõe­s parcelares eram inferiores aos oito anos que se exige para o recurso subir àquele tribunal. Desceu apenas o cúmulo jurídico, de 15 para 13 anos, mas Godinho ainda pode avançar para o Constituci­onal.

Recorde-se que esta era a última porta que Vara poderia ver abrir-se e por isso argumentou 14 inconstitu­cionalidad­es. Perdeu todas. Os juízes considerar­am que não tinha qualquer razão e confirmara­m a decisão da Relação, que, aliás, também já tinha confirmado a decisão da primeira instância. Em ambas, os juízes dizem que a pena de Vara não deve ser suspensa; deve ir para a cadeia.

ARGUIU 14 RAZÕES PARA O ACÓRDÃO DA RELAÇÃO SER INCONSTITU­CIONAL

 ??  ??
 ??  ?? O antigo ministro socialista, Armando Vara, foi condenado a uma pena de cinco anos de prisão, no âmbito do processo Face Oculta
O antigo ministro socialista, Armando Vara, foi condenado a uma pena de cinco anos de prisão, no âmbito do processo Face Oculta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal