Correio da Manha

Motoristas da Uber atac

ALGARVE r Há registos de ameaças e perseguiçõ­es em Lagos e Portimão VIOLÊNCIA r Motorista aplicação foi agredido a ponta

- RUI PANDO GOMES/ /DIANA SANTOS GOMEZ/ WILSON LEDO

Vários motoristas da plataforma eletrónica Uber estão a ser ameaçados e perseguido­s no Algarve, depois de reforçarem os serviços na região turística. O caso mais grave aconteceu no fim de semana passado, em Lagos, com um motorista a ser cercado e agredido a pontapé, alegadamen­te por um grupo de taxistas.

Os ataques violentos acontecem numa altura em que a Assembleia da República aprovou uma nova versão da chamada ‘lei da Uber’, que enquadra o negócio de transporte em carros descaracte­rizados e a partir de uma aplicação.

A agressão em Lagos, ao que o CM apurou, aconteceu no sábado à tarde, por volta das 18h30, junto à estação de comboios da cidade algarvia, quando o motorista apanhava um grupo de clientes brasileiro­s. Já fonte da PSP explica que a vítima foi insultada e ameaçada por quatro ou cinco pessoas e agredida a pontapé. A agressão foi filmada por uma testemunha que divulgou o vídeo na internet. A vítima garantiu aos agentes da PSP que os agressores são taxistas.

O CM sabe que outros motoristas da plataforma Uber já foram também ameaçados e perseguido­s, nos últimos dias, em Portimão. A PSP está a investigar as ameaças e agressões.

Depois do veto presidenci­al, o se deixe de “regular, fiscalizar e regulament­ar” a nova realidade das aplicações, lembrou o socialista João Paulo Correia. Já Emídio Guerreiro, do PSD, clarificou que as empresas de táxi podem aceder ao negócio das aplicações, desde que cumpram os requisitos previstos.

Do PCP foram várias as críticas à posição conjunta do PS e PSD. “Modernizar não é andar a reboque de multinacio­nais”, lamentou Bruno Dias. “Não devemos dar menos às plataforma­s, devemos dar mais ao setor do táxi”, defendeu Hélder Amaral do CDS-PP. Já o bloquista Heitor de Sousa lembrou que “vai ser muito difícil” fiscalizar a atividade das aplicações.

 ??  ??
 ??  ?? Taxistas já demonstrar­am no passado, de forma agressiva, que estão contra as plataforma­s de transporte. Casos do Algarve estarão ligados a estes profission­ais
Taxistas já demonstrar­am no passado, de forma agressiva, que estão contra as plataforma­s de transporte. Casos do Algarve estarão ligados a estes profission­ais
 ??  ?? Agressão em Lagos foi filmada por testemunha e divulgada na internet
Agressão em Lagos foi filmada por testemunha e divulgada na internet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal