Correio da Manha

2 anos a preparar a morte do filho

SENTENÇA r Mulher apanha 18 anos de cadeia por assassinar o filho de 10

- ALEXANDRE SALGUEIRO

Oh o mi c í d i o d e R a f a e l Gonçalves, o menino de 10 anos morto pela mãe na aldeia de Catraia do Sortelhão, na Guarda, a 12 de setembro de 2017, começou a tomar forma na cabeça da progenitor­a dois anos antes. A homicida foi condenada a 18 anos de prisão.

Ilda Gonçalves, de 47 anos, confessou o crime na íntegra e assumiu que desde 2015 planeava matar o filho e suicidar-se. Contou ao juiz que pensou em várias formas de o fazer, nomeadamen­te, atirar-se com a criança para dentro de um poço ou enforcarem-se. Disse que ouvia vozes que lhe diziam para o fazer. Rafael foi asfixiado com um cachecol no seu quarto. “Tinha acordado pelas 08h00 e já estava vestido para ir para a escola, mas voltou para a cama para descansar mais um bocadinho”, conf i r mo u I l d a em tribunal. A criança estava acordada mas deitada de barriga para baixo quando a mãe lhe passou o cachecol pelo pescoço, apertando-o até o menino, que tentou lut ar , de ixar de s e mexe r .

Antes de tentar o suicídio, Ilda depositou o corpo no hall de en- trada da casa rodeado de fotografia­s. Perto, uma carta dirigida ao marido e ao filho mais velho na qual justificav­a o crime com o receio que Rafael fosse maltratado na escola. O bilhete, apurou a PJ, foi escrito dois dias antes do crime. O Tribunal da Guarda condenou Ilda a 1 8 ano s de prisão. Os juízes entenderam que, “apesar de padecer de Síndrome Depressivo Grave com sintomatol­ogia psicótica, a arguida agiu de forma livre, deliberada e consciente, com o propósito de matar o filho”.

ESTRANGULO­U MENINO COM UM CACHECOL QUANDO ESTAVA NA CAMA

 ??  ?? em que o corpo do menino foi retirado de casa 2Rafael tinha dez anos e foi morto pela mãe 3Ilda tem 47 anos e afirma que foi comandada por vozes
em que o corpo do menino foi retirado de casa 2Rafael tinha dez anos e foi morto pela mãe 3Ilda tem 47 anos e afirma que foi comandada por vozes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal