Correio da Manha

Estrela e Santos ganham metropolit­ano em 2023

OBRAS r Ruído, vibrações resultante­s das escavações e poeiras são maiores impactos junto da população CIRCULAR r Linha Verde passará a ser circular e Amarela deixará de ir ao Rato

- JOÃO SARAMAGO

Arrancam no próximo ano as obras no Metro de Lisb o a de c o ns t r uç ão de mais dois quilómetro­s de linha e das estações da Estrela e de Santos. Revela o Estudo de Impacte Ambiental - que está em consulta pública até 22 de agosto - que o custo do projeto é de 266 milhões de euros e implica obras durante quatro anos. Estarão concluídas em 2023.

ESTAÇÃO DA ESTRELA FICARÁ A 54 METROS DE PROFUNDIDA­DE

A freguesia da Estrela será a mais afetada pelo impacto dos trabalhos. Ruído, vibrações resultante­s das escavações e poeiras serão os maiores transtorno­s para a população. Afim de minimizar os efeitos negativos serão colocadas barreiras protetoras.

Para concretiza­r o projeto no espaço de quatro anos haverá também condiciona­ntes à circulação de peões, bem como à circulação de elétricos e mesmo de comboios na Linha de Cascais. A estação da Estrela será construída a 54 metros de profundida­de. A de Santos varia entre os 16 metros na zona sul e os 32 metros mais a norte.

As obras realizadas à superfície serão junto da Escola Secundária Pedro Nunes, do antigo hospital militar da Estrela, do Instituto Superior de Economia e Gestão e do quartel do Regimento de Sapadores de Bombeiros.

O prolongame­nto será entre as estações do Rato (Linha Amarela) e do Cais do Sodré (Linha Verde). Dois novos viadutos serão construído­s no Campo Grande para transforma­r a Linha Verde numacircul­ar, obra que irá agravar o ruído na zona. A mudança visa atrair mais nove milhões de passageiro­s para a rede. Umadas consequênc­ia sé a Linha Amarela passara terminar nas Telheiras e não no Largo do Rato.

 ??  ?? Cais do Sodré passará a contar com ligação por metro em direção a Santos e à Estrela
Cais do Sodré passará a contar com ligação por metro em direção a Santos e à Estrela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal