Correio da Manha

Música, atividades e investimen­to

POPULAÇÃO rJunta de Freguesia do Castelo tem programa dinâmico de verão. Estão a ser feitas limpezas e há obras previstas.

-

Overão naJunta de Freguesia do Castelo é umaanimaçã­o. Existemati­vidades dinamizada­s pela equipa dajunta de freguesia nos espaços afetos àautarquia – Espaço Zambujal e Lugar da Terra –, programas para o público infantil e jovem e outros dirigidos aos mais velhos, como sejam o Corpo em Movimento Sénior e passeios dirigidos também a essa faixa etária. Isto além, claro, do emblemátic­o Sesimbra Summer Cup, cuja 8ª edição já se realizou não só na freguesia do Castelo, mas também na de Santiago e Quinta do Conde. Este gigantesco evento é feito tambémempa­rceria comclubes e outras entidades locais.

O programa de verão destaca-se igualmente pelo cartaz musical que se tem vindo a repetir dado o seu sucesso. No Castelo OnTour, a junta “realiza espetáculo­s de animação musical, seja fado, música tradiciona­l portuguesa ou animação de rua em diversas aldeias da freguesia”, explica Maria Manuel Gomes, a presidente da Junta de Freguesia do Castelo, acrescenta­ndo: “Também este ano regressa a Mostra de Artesanato, desta feita e dado o crescente número de artesãos, a dois locais da freguesia – Largo de Alfarime Parque Augusto Pólvora. Será aos domingos.” De agosto e até ao final de setembro, a junta de freguesia “apoia as festas e romarias que vão acontecend­o em várias aldeias do Castelo”.

Questionad­a sobre os investimen­tos mais importante­s que estão aser feitos localmente, Maria Manuel Gomes responde que “neste momento, e estando a junta aprogramar investimen­tos a curto prazo cominterve­nções e requalific­ação de vários espaços públicos e tendo apenas passado nove meses desde a tomada de posse deste executivo, o investimen­to tem sido mesmo na limpeza, requalific­ação de fontes e abrigos de passageiro­s”. Maria Manuel Gomes acrescenta que existe “também uma reprograma­ção da atividade cultural e temsido feito umesforço emreativar antigas romarias já caídas no esquecimen­to e até mesmo na realização de um programa cultural consolidad­o, mas que seja o mais abrangente possível”. Quanto a obras previstas para o futuro que merecem destaque existem “algumas requalific­ações de espaços verdes e públicos para usufruto da população, espaço de biblioteca e atividades lúdicas da junta de freguesia – Espaço Zambujal – que será alvo

TAMBÉM ESTE ANO REGRESSA A MOSTRA DE ARTESANATO

tambémde umarequali­ficação”. Aresponsáv­el adianta que se está a preparar a inauguraçã­o do Complexo Desportivo daAlmoinha, com campo de basquetebo­l e de ténis, aberto ao público, 24 horas por dia, permitindo o acesso livre de qualquer munícipe ao desporto, sem restrições financeira­s nemde horário.

Sobre o balanço que faz do seu primeiro mandato, recorda que só está há nove meses no cargo, mas diz que tem sido de “intensa atividade”, mas ao mesmo tempo “gratifican­te”. “Pelo contacto direto com a população, pelos projetos e pela planificaç­ão do futuro e do que eu e a equipa da Junta de Freguesia do Castelo pretendemo­s para o território e as suas gentes.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal