Correio da Manha

MECADOTURI­SMO

COMPORTA É VISITADA TODOS OS ANOS POR MILHARES DE ESTRANGEIR­OS

-

A COMPORTA, NO CONCELHO DE ALCÁCER DO SAL, tem a energia de verão, das férias e da liberdade. Ali, os dias parecem maiores e, ainda bem, porque há muito para ver e fazer.

Comece por dar um mergulho revigorant­e na praia da Comporta, rodeada de alojamento local, saboreie uma bola de berlim na areia e, enquanto isso, aproveite para pensar na direção a seguir porque, depois de um almoço num dos restaurant­es no centro da Comporta, ou na Carrasquei­ra, onde encontra o típico choco frito temperado com alho e coentros, vai precisar de gastar calorias. Acredite.

E que tal um passeio a cavalo pelas mais belas paisagens da Comporta? A Cavalos na Areia, situada a cinco minutos de carro do centro da Comporta, trata de tudo. Se preferir pode antes optar por um passeio de bicicleta ou pela prática de kayak. Sem esforço vai debruçar-se sobre a natureza. As cegonhas, símbolo da fertilidad­e, são uma das imagens de marca da Comporta, bem como os intrincado­s ninhos que constroem em cada poste de eletricida­de ou no topo de igrejas. Se a ideia de observar aves o encanta não vai, portanto, ter de se esforçar. A cada metro e muito de perto, verá uma imponente cegonha.

Sobre tradição nunca será demais mencionar o Museu do Arroz, da Comporta, que apresenta a orizicultu­ra e onde recuará no tempo. Situa-se na antiga fábrica de descasque de arroz, construída em 1952, e ali poderá ver instrument­os das oficinas e fotografia­s que con- tam a história da fábrica. No mesmo espaço pode, hoje em dia, fazer uma refeição no restaurant­e com o mesmo nome e onde a especialid­ade é o malandro. O arroz, claro!

Qualquer que seja a escolha para almoçar, pode sempre ponderar uma visita às Caves da Herdade da Comporta. O preço por pessoa não ultrapassa os oito euros e inclui a prova de quatro vinhos listados.

Não pode deixar escurecer o dia sem passar no Cais Palafítico da Carrasquei­ra, um dos locais mais visitados do concelho que não perde a essência popular. Uma obra-prima única na Europa feita de estacas de madeira irregular que serve de cais aos barcos de pesca. Agora que já sabe o caminho, termine o dia onde o começou. De volta à praia da Comporta, saborei e u m pei xe fresco n o Comporta Café, o restaurant­e que é uma varanda para o mar e q u e fo i re fo rm u l a d o e m menu e decoração. Aproveite e no mesmo local troque as cadeiras pelos sofás na areia e relaxe ao som do DJ residente, nos sunsets diários.

UMA TERRA

QUE TRANSMITE A ENERGIA DO VERÃO,

DAS FÉRIAS

E DA LIBERDADE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal