Correio da Manha

ECONOMIA: ORÇAMENTO. CONSELHO DE FINANÇAS PÚBLICAS IDENTIFICA AMEAÇAS À OBTENÇÃO DE UM DÉFICE DE O,7% NO FIM DO ANO.

EXCEDENTE r Sem os juros da dívida, nos primeiros três meses do ano a diferença entre a despesa e a receita foi positiva em 1,2 mil milhões de euros ALERTA com Saúde e Educação são risco

- JOÃO MALTEZ

Contas feitas à execução do Orçamento do Estado no primeiro trimestre de 2018 para o Conselho de Finanças Públicas (CFP) as indicações são positivas. Excluindo os juros da dívida, a diferença entre a despesa e a receita permitiu um excedente de 1,264 mil milhões. O organismo liderado por Teodora Cardoso diz, porém, que há riscos no horizonte para o défice de 0,7% do PIB com que o Governo quer chegar ao fim do ano. Entre eles está a recapitali­zação do Novo Banco.

A injeção de 792 milhões de euros no banco herdeiro do BES foi concretiza­da a 24 maio de 2018, recorrendo ao Fundo de Resolução, entidade que, tal como recorda o CFP, se encontra incluída no perímetro das Administra­ções Públicas. Significa isto que esta operação deverá ter impacto negativo na execução orçamental do 2º trimestre de 2018.

Só que os riscos com que o ministro das Finanças, Mário Centeno, se vai deparar não se ficam por aqui. Eliminado o regime de duodécimos, vai concentrar-se no último trimestre do ano o pagamento na integra do subsídio de Natal aos funcionári­os públicos e aos pensionist­as. Se somarmos as pressões orçamentai­s na despesa dos setores da Saúde e da Educação, mais riscos existem para o cumpriment­o da meta de 0,7% do défice.

Fica em todo o caso, frisa o CFP, o bom indicador dado pelo saldo primário, que não inclui os juros da dívida pública, pois registou um excedente de 1,264 mil milhões nos três primeiros meses do ano.

EM MAIO O NOVO BANCO FOI RECAPITALI­ZADO COM 729 MILHÕES DE EUROS

 ??  ?? Mário Centeno conseguiu bons resultados na execução orçamental até março, mas não deixa de receber alertas
Mário Centeno conseguiu bons resultados na execução orçamental até março, mas não deixa de receber alertas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal