Correio da Manha

MUNDO: NATO. DONALD TRUMP RECLAMA VITÓRIA AO IMPOR UMA CONTRIBUIÇ­ÃO DE 2% DO PIB A CADA ESTADO-MEMBRO DA ALIANÇA.

TENSÃO r Ameaçou deixar a Aliança Atlântica mas acabou por assegurar o compromiss­o dos EUA EXIGÊNCIA r Tr mp exigiu dos aliados o cumpriment­o da meta dos 2% de despesa militar até 2019

- F. J. GONÇALVES*

Após debates tensos e uma sessão de crise, o presidente dos EUA, Donald Trump, saiu ontem da cimeira da NATO, em Bruxelas, satisfeito com os resultados do encontro, durante o qual ameaçou deixar a Aliança se os parceiros não investirem 2% do PIB em Defesa até janeiro de 2019. Apesar de não haver um compromiss­o público nesse sentido, Trump afirmou: “Temos uma NATO poderosa, muito mais forte do que era há dois dias”. E o presidente dos EUA assegurou o seu empenho continuado com a Aliança Atlântica.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, escusaram-se a confirmar cedências no que tocaà antecipaçã­o para 2019 da meta dos 2%, prevista para 2024.

O primeiro-ministro António Costa está disposto a ir até aos 1,98% do PIB, o que equivale a cerca de 4 mil milhões de euros, mas só se Portugal conseguir mais fundos do próximo Quadro Comunitári­o de Apoio (2021-2027).

Como anunciou antes da cimeira o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenber­g, oito países compromete­ram-se a cumprir a meta dos 2% este ano e há ainda um compromiss­o de 40 mil milhões de investimen­to adicional dos aliados. Contudo, entre os oito países que elevam já este ano os gastos em Defesa não estarão nem a Alemanha nem a França.

FRANÇA E ALEMANHA NÃO CONFIRMAM CEDÊNCIAS AO PRESIDENTE DOS EUA

 ??  ?? Trump ameaça sair da NATO mas deixou Bruxelas com garantia de continuar
Trump ameaça sair da NATO mas deixou Bruxelas com garantia de continuar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal