Correio da Manha

Correção suave evita pior média a Matemática

QUEBRA r Média à disciplina mais temida desceu apenas 0,6 valores em relação ao ano passado MOTIVO r Professore­s admitem que critérios de correção mais suaves impediram maior descida

- BERNARDO ESTEVES

Amédia do exame de Matemática Ado 12º ano foi este ano de 10,9, numa descida de seis décimas face aos 11,5 do ano passado. Os professore­s acreditam que critérios de classifica­ção mais benevolent­es evitaram que tivessem havido ainda piores resultados. “Acho que houve umatentati­va razoável na classifica­ção das provas de minimizar o impacto das confusões. E os alunos até reagiram bastante bem tendo em conta as dificuldad­es”, analisa Jorge Buescu, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.

As confusões de que fala Buescu são as alterações à estrutura do exame, que testava pela primeira vez o programa lançado pelo ex-ministro Nuno Crato, o facto de não terem sido divulgadas provas modelo e de os alunos terem de optar entre responder a perguntas do novo ou do antigo programa.

“Foram muitas mudanças em pouco tempo, o que introduz muita perturbaçã­o. Imagino que a classifica­ção teve em conta este condiciona­lismo e teve algum cuidado para os alunos não serem prejudicad­os”, afirmou ao CM Lurdes Figueiral, presidente da Associação de Profes- sores de Matemática. O facto de haver questões em alternativ­a baralhou alguns alunos, que respondera­m a todas as perguntas. O Instituto de Avaliação Educativa, que concebe as provas, deu indicações para pontuar todas as respostas corretas, o que também terá ajudado a subir as notas.

A taxa de reprovação a Matemática foi de 14%, face aos 13% de 2017. Estes dados são relativos aos alunos internos, porque nos autopropos­tos a média foi de 6,1 e 78% chumbaram.

EXAME DE MATEMÁTICA TESTOU NOVO PROGRAMA E TEVE OUTRA ESTRUTURA

MINISTÉRIO DESTACA

FACTO DE NÃO HAVER MÉDIAS ABAIXO DE 9,5

 ??  ?? Alunos da Escola José Gomes Ferreira, em Lisboa, consultam as notas dos exames que foram ontem afixadas
Alunos da Escola José Gomes Ferreira, em Lisboa, consultam as notas dos exames que foram ontem afixadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal