Correio da Manha

Carrinhas SUV vão pagar menos portagens

GOVERNO r Diploma alarga classe 1 a mais automóveis como reivindica­va a PSA de Mangualde BRISA r Concession­ária das autoestrad­as afirma que ainda está em conversaçõ­es com o Executivo

- SALOMÉ PINTO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

OGoverno cedeu à pressão da PSA Peugeot-Citroën de Mangualde e ontem aprovou um decreto-lei que alarga a classe 1 a veículos mais altos e pesados como os SUV (utilitário­s desportivo­s), até aqui incluídos na classe 2.

Na prátic a, estas viaturas vão pas s ar a beneficiar da tarifa de portagem mais barata. Por exemplo, se fizerem uma viagem por autoestrad­a entre Matosinhos e Lisboa num automóvel que pese 2300 quilograma­s e cuja frente tenha até 1,30 metros de altura, em vez de pagar 35,10 euros em portagens - classe 2 - passará a despender de 20,05 euros - classe 1. Ou seja, vai poupar cerca de 15 euros. Basta multiplica­r este valor pelos milhares de carros que agora passam para a categoria mais barata para se ter uma ideia da dimensão das perdas na cobrança de portagens, que terão de ser compensada­s pelo Estado ou absorvidas pela Brisa.

Ao Correio da Manhã, a concession­ária das autoestrad­as afirmou que “ainda estão a decorrer conversaçõ­es com o Governo” e que para já “não pode adiantar mais nada”.

Há meses que o Executivo de António Costa está em negociaçõe­s com a Brisa para chegar a um acordo relativame­nte às perdas resultante­s da nova lei. O CM questionou por email o gabinete do ministro do Planeament­o e das Infraestru­turas, Pedro Marques, sobre o valor em causa e qual a solução que estaria a ser preparada, mas até ao fecho da edição não obteve qualquer resposta.

Recorde-seque a PS Ade Mangualde já tinha ameaçado abandonar o País caso o Governo não alargasse a classe 1 a carros mais pesados e altos, como o modelo que está a ser construído pelo grupo francês, o K 9. Por isso, a empresa já saudou a alteração da lei. A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) também se congratulo­u e diz que a mudança “vai acabar com a discrimina­ção no setor”.

EXECUTIVO IMPEDE QUE FABRICANTE FRANCÊS ABANDONE PORTUGAL

 ??  ?? Decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros determina que automóveis mais pesados e altos passam para a classe 1, benefician­do de portagens mais baratas
Decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros determina que automóveis mais pesados e altos passam para a classe 1, benefician­do de portagens mais baratas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal