Correio da Manha

Rio não compromete apoio a Marques Vidal

FUTURO r Rio não quer “pôr o carro à frente dos bois”. No PS, César insiste na defesa do mandato único e saída da magistrada PARTIDOS r Só CDS pede a recondução. PCP e BE criticam politizaçã­o

- DIANA RAMOS / WILSON LEDO

No dia em que a ministra da Justiça chamou os partidos para audições sobre o próximo procurador-geral da República (PGR), só o CDS defendeu a recondução de Joana Marques Vidal. Rui Rio fez tabu da posição do PSD e não se compromete­u no apoio à atual PGR. O PS insiste no mandato único .

Os sociais-democratas foram representa­dos na reunião pelo vice-presidente Nuno Morais Sarmento, o único dirigente que saiu do Terreiro do Paço em silêncio. Coube a Rio, em Estrasburg­o, dizer que não quer “pôr o carro à frente dos bois” neste debate. Ainda as- sim, admitiu que “não ficaria surpreendi­do” com a recondução de Joana Marques Vidal. “Foi dada [a posição do PSD] à ministra da Justiça. Na altura própria - deixemos ver o desenrolar da situação - direi em público o que foi dito.” Carlos César, presidente do PS, insistiu que “o cargo ganha independên­cia sendo mandato prolongado e único ”.“Essa doutrina esteve presente nos debates que ocorreram aquando da revisão constituci­onal de 1997.” O socialista defendeu ainda que “deve ser nomeado um magistrado do Ministério Público, preferenci­almente um procurador-geral-ajunto com experiênci­a”.

Paulo Raimundo, do PCP, disse que o partido não se pronuncia “sobre nomes mas sobre as condições para que o novo mandato se inicie”. E acusou PSD e CDS de fazerem “uma abusiva utilização da figura da PGR como arma de arremesso contra o Governo”. José Manuel Pureza, do BE, elogiou o trabalho da atual PGR no combate à corrupção, “no qual o MP se tornou um ator com passos positivos”. “Deve fazer-se tudo para descontami­nar a nomeação de uma lógica de competição partidária”, sublinhou. No CDS, Telmo Correia lembrou que “qualquer alteração [na PGR] poderia ser vista como um retrocesso ou o mexer em algo que está a correr bem”.

CARLOS CÉSAR DEFENDE UM PROCURADOR-GERAL-ADJUNTO EXPERIENTE

 ??  ?? FranciscaV­an Dunem ouviu partidos sobre recondução da atual PGR, Joana Marques Vidal (à dir.)
FranciscaV­an Dunem ouviu partidos sobre recondução da atual PGR, Joana Marques Vidal (à dir.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal